Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Reino Unido sai, ou não, da União Europeia?

A saia comprida

Reino Unido sai, ou não, da União Europeia?

Ideias

2019-01-17 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Theresa May conseguiu segurar-se no cargo por apenas 19 votos... o Parlamento britânico rejeitou, ontem, uma moção de censura ao Governo conservador da primeira- -ministra, com 325 votos contra e 306 a favor. Na véspera, tinha sofrido a maior humilhação de sempre na Câmara dos Comuns, depois de ver chumbado, por 432 votos contra e 202 a favor, o acordo negociado durante 17 meses com Bruxelas, pelo seu executivo, para a saída do Reino Unido da União Europeia, mais conhecido por ‘Brexit’. E ontem, não fosse o facto de ter uma boa maioria (em coligação com partido unionista norte-irlandês DUP), e a história seria outra, porque não se conhecia muito bem a tendência de voto de alguns deputados do Partido Conservador.

E foi, de facto, a pior derrota infligida a um governante britânico desde a década de 1920 e quando faltam menos de três meses para a saída do Reino Unido da União Europeia, marcada para 29 de Março. Agora há duas, ou três, hipóteses: a primeira é uma saída pura e crua sem acordo, mas todos estão contra. A segunda hipótese, já adiantada ontem, é prolongar as negociações e adiar a saída do Reino Unido até 2020. E a terceira, a provavelmente mais fácil de todas, e esperada certamente por muitos milhões que é: antes de 29 de Março, o Reino Unido dizer simplesmente: “afinal não queremos sair”. Dizendo apenas esta frase, e sem ter que dar justificações, tudo regressa ao passado. A maior questão diz respeito à rapidez com que se tem de andar com o processo, uma vez que, em Maio, há eleições para o Parlamento Europeu. A questão que se levanta agora é: com candidatos britânicos, ou sem candidatos britânicos? Provavelmente os próximos dias darão a resposta...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho