Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

René Goscinny: o jornalista que criou Astérix

O espantalho

René Goscinny: o jornalista que criou Astérix

Ideias

2019-11-05 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Faz hoje 42 anos que morreu, em Paris, o escritor e desenhador René Goscinny, mais conhecido pelo ‘pai’ do Astérix. René, juntamente com Albert Uderzo, criou esta figura mítica da banda desenhada. Todos os livros começam da mesma maneira: “Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum...”. Para resistir a todos os ataques na aldeia existe uma poção mágica que os torna imbatíveis. Um gole da pequena poção do druida Panoramix e todos ficam com uma força de outro mundo. Obelix é o único que não precisa de poção mágica. É que bem cedo caiu no caldeirão com a poção mágica e ficou forte para sempre...
René Goscinny juntou-se a Albert Uderzo. Ambos franceses e grandes impulsionadores da banda desenhada em França. Os dois foram também os criadores, entre outros, de Lucky Luke e Humpa-pa. Quem não conhece?
René deixou-nos tinha apenas 51 anos. Um fulminante ataque cardíaco levou-lhe a vida. Uderzo continuou a sua obra e sempre a assinar os livros com o nome dos dois. Deixou de ilustrar e escrever em Setembro de 2010, com 84 anos. Hoje, com 92 anos vê os seus seguidores, Jean-Yves Ferri (texto) e Didier Conrad (desenhos), também franceses, a manterem bem vivos Astérix e companhia. Aliás, esta dupla lançou no passado mês o 38.º álbum com o nome ‘A filha de Vercingétorix’ e sempre com os nomes de Goscinny e Uderzo em grande plano. Os seus aparecem mais abaixo e em letra muito pequena. Gestos pequenos que valem muito!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho