Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Respeitar é cuidar!

Enfermeiros portugueses em convenção internacional

Respeitar é cuidar!

Voz às Escolas

2024-11-21 às 06h00

Luisa Rodrigues Luisa Rodrigues

Fazendo jus ao lema do Projeto Educativo do Agrupamento - SER+ APRENDER+, e perseguindo os princípios basilares que o sustentam, para a construção de uma Comunidade aprendente e socialmente com- prometida, “ ... uma escola integradora, que valoriza os princípios da cidadania e da consciência social, onde se incentiva o respeito pela diversidade humana e cultural e se promove a defesa dos valores democráticos e dos direitos humanos.”, o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio aceitou o desafio lançado pela UNICEF, aderindo ao Programa Internacional “Escolas pelos Direitos das Crianças”.
O programa, que se encontra no segundo ano de desenvolvimento, constitui uma oportunidade de primordial importância para o reconhecimento do trabalho levado a efeito na divulgação e na defesa da Convenção sobre os Direitos da Criança, nas áreas de intervenção selecionadas pela Comunidade Escolar, incluindo uma panóplia de ações que mobilizam diversas áreas curriculares no desenvolvimento de aprendizagens essenciais, indispensáveis à formação de cidadãos responsá- veis, tolerantes, solidários e proativos.
A valorização da voz dos alunos é um dos compromissos chave do plano de ação aprovado para o corrente ano letivo, através da incrementação da participação e da tomada de decisão democrática das crianças, através da implementação de práticas educativas devidamente articuladas com as aprendizagens essenciais das disciplinas e as aprendizagens não formais desenvolvidas nos diversos programas, projetos e clubes oferecidos pelo Agrupamento.
Assim, “Respeitar é cuidar!” foi o tema escolhido pelo Grupo de Trabalho responsável pelo desenvolvimento do Programa Internacional da Unicef “Escolas pelos Direitos das Crianças”, no Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, para o dia 20 de novembro, para assinalar o Dia Internacional dos Direitos da Criança, dia em que esteve patente a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
E se, esteticamente, a referida exposição foi muitíssimo bem conseguida, tendo um impacto visual extraordinário, o enfoque deve ser colocado no conteúdo dos trabalhos expostos, trabalhos esses que evidenciam a qualidade do investimento feito na divulgação dos direitos das crianças e na sensibilização para o direito a serem ouvidas, em quaisquer situações.
Mas, sendo uma das principais apostas das lideranças do agrupamento o desenvolvimento e a apropriação de práticas colaborativas, promotoras de um clima potenciador do sentimento de pertença a uma unidade organizacional comprometida com os princípios orientadores pelos quais se rege, também as ações programadas para o Dia Internacional dos Direitos da Criança resultaram da congregação de esforços, na sua operacionalização, de diversas àreas curriculares, programas, projetos e clubes.
Saliento, sem desmerecer os restantes envolvidos, o trabalho desenvolvido no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), nos grupos de trabalho para a Estratégia de Educação para a Cidadania, no Clube UBUNTU e no Clube da Poesia, recentemente criado, que tem a particularidade de envolver, na sua coordenação, docentes das disciplinas de Matemática e de Português, do que decorre, no meu modesto entendimento, a grande adesão por parte dos alunos.
“Ganhar Asas” é a designação do Clube, tendo sido escolhida, para assinalar a efeméride, uma performance muito bem sucedida, em que são expostos alguns dos poemas escritos pelos alunos, em estruturas em forma de crianças, também elas construídas pelos elementos do clube, “encabeçadas” com a seguinte frase “Cuidado, contém sonhos!”.
Nos tempos que correm, é cada vez mais importante respeitar os direitos das crianças, porque “Respeitar é Cuidar” e a Família, a Escola e a Sociedade, em geral, têm a obrigação de CUIDAR.
Do mesmo modo que têm a obrigação de respeitar o seu direito a SONHAR, a ter asas.
A Escola Pública continua a valer a pena, acreditem.
E se, porventura, tiverem dúvidas, metam-se a caminho e venham visitar-nos.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho