Desigualdade no Mundo acentua-se
Voz às Escolas
2024-09-04 às 06h00
Prestes a começar mais um ano letivo, vimos falar-vos, de novo, de resultados escolares.
No nosso Agrupamento, os resultados escolares são uma constante preocupação e motivo de orgulho.
Assegurar o sucesso educativo, continuar a promover uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade são objetivos que mantemos no nosso projeto educativo.
Ver os bons resultados reconhecidos pela comunidade educativa, pelo público em geral e pelo
Ministério foi e continuará a ser o grande incentivo. É o caso dos resultados dos nossos alunos nos exames nacionais, com médias superiores às nacionais. Relevante, ainda, que as classificações obtidas nos exames e as classificações obtidas na avaliação interna sejam aproximadas.
Os resultados do acesso ao ensino superior (primeira fase) voltaram a deixar-nos satisfeitos com o trabalho realizado e ainda mais responsabilizados para o ano que agora se inicia e que esperamos seja ainda melhor.
Trezentos e cinquenta e oito alunos do AECA foram colocados em diversas instituições de ensino superior público, com destaque para a Universidade do Minho que recebeu a maioria (duzentos e dezassete alunos, incluindo a Escola de Enfermagem), nos cursos de engenharia (aeroespacial, informática, gestão e sistemas de informação, biomédica, mecânica, eletrónica industrial e computadores, gestão industrial, civil, polímeros, materiais, física, telecomunicações e informática), e em medicina, enfermagem, arquitetura, direito, gestão, ciências da computação, educação básica, negócios internacionais, relações internacionais, proteção civil e gestão do território, línguas aplicadas, design de produto, estudos portugueses, design e marketing de moda, bioquímica, sociologia, estatística aplicada, criminologia e justiça criminal, economia, ciências do ambiente, biologia e geologia, geologia, artes visuais, biologia aplicada, ciência de dados, optometria e ciências da visão, psicologia, marketing, contabilidade, educação, história, arqueologia, matemática e administração pública.
O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) surge em segundo lugar entre as instituições a acolher muitos dos nossos alunos que, em primeiras escolhas, preferem e conseguem o prosseguimento de estudos em escolas superiores de ensino público da região, nos cursos de gestão, design, fiscalidade, contabilidade, gestão pública, gestão de empresas, solicitadoria, gestão de atividades turísticas, design de audiovisual, design gráfico, engenharia e hotelaria e turismo.
A Universidade do Porto recebeu alunos do Agrupamento nas suas Faculdades de Engenharia, Ciências, Arquitetura, Medicina, Belas Artes e Direito; a Universidade de Coimbra vai acolher três alunos na sua Faculdade de Medicina, igual número na Faculdade de Direito, três alunos na Escola Superior de Enfermagem, um aluno na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, um aluno biologia marinha e outro em gestão; a Universidade de Aveiro conta com cinco alunos do Agrupamento (engenharia e gestão industrial, multimédia e tecnologias de comunicação e biotecnologia); a Universidade Lisboa com três, a Universidade Nova de Lisboa com dois (economia) e um em ciência de dados; a Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro com quatro (Escola de Ciências Humanas e Sociais) e da Beira Interior com três alunos.
Alunos do nosso Agrupamento foram ainda colocados nos Institutos Politécnicos de Bragança, Porto, Viana do Castelo, Coimbra, Leiria e nas Universidades do Algarve e da Madeira.
No que já configura alteração consolidada da tendência que marcou os últimos anos em que se verificava elevada procura dos cursos de medicina, medicina dentária e enfermagem, verificamos que muitos dos nossos alunos optaram por cursos de engenharia informática (21), mecânica (8), gestão industrial (7), gestão de sistemas de informação (21), ciências da computação (9), biomédica (10), eletrónica industrial e computadores (8) e aeroespacial (2), e menos por cursos na área da saúde: medicina com onze alunos, enfermagem com doze.
Podemos, assim, concluir que as metas traçadas no Projeto Educativo foram suplantadas quanto aos resultados académicos dos cursos científico-humanísticos.
Confrontada com estes resultados, mais uma vez, a direção aproveita para, publicamente, agradecer e enaltecer o corpo docente do agrupamento, reconhecidamente empenhado, exigente, trabalhador e competente. Sem os seus professores, sem estes professores, o Agrupamento não estaria, como está, entre os melhores que a educação pública pode oferecer em Braga.
Mandamos, ainda, o nosso agradecimento aos nossos queridos alunos, ao pessoal não docente, aos pais, encarregados de educação e comunidade educativa em geral por terem dado o seu melhor neste esforço conjunto que é o processo de ensino aprendizagem.
Para todos, desejamos um bom ano letivo 2024-2025.
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