Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Resultados escolares e acesso ao ensino superior

A responsabilidade de todos

Banner publicidade
Resultados escolares e acesso ao ensino superior

Voz às Escolas

2018-10-01 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

O mês de setembro não é só o regresso às aulas nas nossas escolas. Para os que terminaram o ensino secundário é significativa pela entrada no ensino superior, um mundo novo, pleno de desafios, a última passagem antes da entrada no mercado de trabalho e a assunção de novas responsabilidades.
A publicação dos resultados do acesso ao ensino superior deixa-nos muito orgulhosos pelo trabalho realizado. Os nossos alunos estão, quase sempre, colocados nas opções pretendidas, este ano não constituindo exceção.
Mas vamos aos números.
Na primeira fase, dos 448 alunos que apresentaram candidatura, 400 foram colocados e a maioria na primeira opção. Tendo em conta os cursos pretendidos, verificamos que 18 alunos ingressaram em Enfermagem, outros 18 em Medicina, 17 em Engenharia Informática, 12 em Contabilidade, 11 em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, 9 em Bioquímica, Engenharia Mecânica e Ciências da Computação, 8 em Direito, Marketing, Biologia e Geologia, Gestão, Engenharia Civil, Engenharia Física, Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores e os restantes em diferentes cursos.

Quanto às universidades e institutos superiores que receberam os nossos alunos, destaca-se a Universidade do Minho que recebeu 222 alunos e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave com 51. Os restantes estão distribuídos por outras instituições desde o Instituto Superior Técnico ao Instituo Politécnico de Bragança, por exemplo.
Constatamos, o que muito se tem falado, que muitos dos nossos alunos com classificações mais altas escolhem cursos de engenharia.
Este ano, a Universidade do Minho apresentou a caloira Magda Duarte, nossa aluna, que ingressou em Engenharia Física com melhor média de acesso da Universidade. Este facto deixou a comunidade escolar AECA muito orgulhosa.

Não podemos deixar de referir que o acesso ao ensino superior está diretamente ligado aos resultados dos exames nacionais, sendo que nestes na maioria das disciplinas apresentamos médias muito superiores às médias nacionais. Relevantes, ainda, as classificações obtidas nos exames e as classificações obtidas na avaliação interna, cujas são aproximadas.
Estes bons resultados são um incentivo para continuarmos a promover uma cultura de qualidade associada à exigência e responsabilidade, razão de ser e o foco da nossa ação.

A Associação dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Braga atribui, todos os anos, o Prémio Henrique Pereira aos melhores alunos do 10º e 12ºano da Escola Carlos Amarante e da Escola Alberto Sampaio. A entrega do prémio relativo ao ano letivo 2017/18 será na Gala do próximo sábado, 6 de Outubro. Teremos 3 alunos a receber o Prémio Henrique Pereira: a Maria Jorge, do 10.º ano e a Conceição Gonçalves e o Pedro Leite do 12ºano, caloiros, respetivamente, no curso de Medicina na Universidade do Minho e no Curso de Engenharia Física Tecnológica, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Confrontada com estes resultados, mais uma vez, a direção aproveita para, publicamente, agradecer e enaltecer o corpo docente do agrupamento, reconhecidamente empenhado, exigente, trabalhador e competente. Sem os seus professores, sem estes professores, o agrupamento não estaria, como está, entre os melhores que a educação pública pode oferecer em Braga.
Não posso deixar de agradecer também ao pessoal não docente que no quotidiano colabora com os professores, os alunos e famílias para que o ambiente das nossas escolas seja propício ao bom desempenho de todos, favorecendo a excelente formação que preconizamos.
Para todos, bom ano letivo.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Março 2024

Para que conste...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho