“Esforço orçamental” português para a saída da crise Covid-19 é um dos menores da zona euro
Escreve quem sabe
2020-10-25 às 06h00
O verbo “reunir” pode ser transitivo direto (reunir) ou pronominal (reunir-se). Todavia, a escolha de um ou de outro obedece a regras gramaticais claras, mas muitas vezes esquecidas.
Uma busca rápida pelas páginas dos jornais (apenas da última semana) permite-me encontrar frases como “Macelo Rebelo de Sousa reuniu com os municípios algarvios” (Diário de Notícias, em https://bit.ly/ 34mB1PS, acedido em 23-10-2020); “Primeiro-ministro reuniu com autarcas (Observador, em https://bit.ly/37GeC1Q , acedido em 23-10-2020); “A comissão dá conta que reuniu com a Ordem dos Médicos” (Público, em https://bit.ly/3 mfWgZG, acedido em 23-10-2020).
Conjugado pronominalmente (reunir-se) o verbo significa “juntar-se; agregar-se; agrupar-se” (Infopédia) e rege a preposição “com”. Assim, as frases acima citadas deveriam ter sido escritas da seguinte forma: “Macelo Rebelo de Sousa reuniu-se com os municípios algarvios”; “Primeiro-ministro reuniu-se com autarcas; “A co- missão dá conta (de) que se reuniu com a Ordem dos Médicos”.
Desculpem fugir ao tópico, mas não podia deixar de referir que a última frase enferma de outro erro de regência. Não devemos dizer “dá conta que”, mas sim “dá conta de que”, pois “alguém dá conta de alguma coisa”.
Reparem que nas três frases são diferentes entidades que se juntam (Macelo Rebelo de Sousa + municípios algarvios; Primeiro-ministro + autarcas; A comissão + a Ordem dos Médicos).
No entanto, se quem se reúne pertence ao mesmo grupo, o verbo “reunir-se” não rege a preposição “com”. Por exemplo: “O Governo reuniu-se para discutir o Orçamento.”; “Os professores reuniram-se na sala de diretores de turma.”; “A Associação de Estudantes reúne-se todos os meses.”
Usado como verbo transitivo direto, exigindo um complemento direto, “reunir” tem vários significados e não rege qualquer preposição: “1.unir de novo; 2. juntar (aquilo que se encontra disperso); agrupar; 3. ligar; prender; 4. aliar; 5. juntar (um grupo de pessoas); convocar; congregar; aglomerar; 6. Aproximar; 7. angariar” (Infopédia).
Vejamos os exemplos: “o Pedro reuniu todos os seus amigos para o seu aniversário.”; O diretor reuniu os alunos para lhes comunicar as regras de funcionamento.”; “Os alunos reuniram esforços para limpar o rio.”; “Reuni todas as minhas notas numa pasta”.
Tenhamos em atenção, pois, a forma como convocamos a nossas reuniões, mas nunca deixemos de escrever com medo de errar. Errar faz parte. A única maneira de não errar é não escrever.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário