Fazer Pedagogia da Memória
Voz à Saúde
2025-05-13 às 06h00
Uma intoxicação corresponde a uma exposição a uma substância perigosa por ingestão, inalação, injeção, contacto da pele ou dos olhos, capaz de provocar alterações no organismo e até levar à morte.
Pode ser causada por: medicamentos, se tomados de forma diferente à indicada pelos médicos; cosméticos e produtos de higiene com atenção, por exemplo, para as tintas de cabelo; produtos de limpeza como lixívias, tira gorduras e desentupidores de canos, sendo que, podem ser causa de queimaduras graves; pesticidas, sendo importante cumprir todas as regras de segurança, nomeadamente, uso de vestuário de proteção, dada a possibilidade de absorção pela pele.
Mas sabe como agir em caso de Intoxicação? Deve manter a calma e avaliar o acidente. Sem se precipitar, mas sem perder tempo, deve contactar a Linha do Centro de Informação Antivenenos (CIAV) através do número 800 250 250 (disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano). Reúna a informação acerca da pessoa acidentada (idade e género), saiba o nome do medicamento, produto, animal ou planta que causou o acidente. Indique a quantidade ingerida ou o tempo de exposição ao produto, além de há quanto tempo terá ocorrido o acidente. Saiba onde aconteceu a intoxicação e descreva se houve ingestão de alimentos ou bebidas alcoólicas. Se não conseguir ligar para o CIAV pode ligar, em alternativa, ao 112 ou dirigir-se ao hospital mais próximo, se a situação clínica justificar.
Só no ano de 2024, o CIAV registou cerca de 25.940 consultas, das quais 24.688 (95,18%) diziam respeito a exposições a agentes tóxicos. Apenas 4,82% corresponderam a pedidos de informação na área da toxicologia.
Se o produto tóxico entrar em contacto com os olhos: lave com água corrente durante 15 minutos, mantendo as pálpebras abertas. Não aplique nenhum produto e contacte a Linha CIAV.
Quando a intoxicação se deve ao contacto com a pele: retire as roupas contaminadas, lave abundantemente com água corrente durante 15 minutos e contacte a Linha CIAV.
Em caso de inalação de um produto tóxico: retire a pessoa do ambiente contaminado, privilegie o ar livre e contacte a Linha CIAV.
Se ingerir um produto tóxico: não provoque o vómito, beba alguns golos de água ou leite e contacte a Linha CIAV.
Em caso de picada de abelha, vespa, escorpião ou cobra: imobilize a zona atingida, desinfete a zona da mordedura / picada, aplique frio (gelo) e contacte a Linha CIAV.
Importa chamar a atenção de pais e educadores para os cuidados a ter em casa para evitar estes acidentes com crianças. Manter os produtos potencialmente tóxicos longe do alcance das crianças, guardar as embalagens logo após a utilização, fechar as máquinas logo após usar os produtos e nunca lhes dar uma embalagem dessas para brincar. Nesse sentido, a própria indústria tem adotado um conjunto de medidas como o reforço do fecho das embalagens, produção de embalagens opacas, inscrição de sinais e recomendações nas próprias embalagens.
Lembre-se, cuide de Si! Cuide da Sua Saúde!
07 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário