Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Saúde Escolar: Qual a importância para a comunidade educativa e comunidade em geral?

A Árvore da Vida

Saúde Escolar: Qual a importância para a comunidade educativa e comunidade em geral?

Voz à Saúde

2022-09-13 às 06h00

Cátia da Silva Teixeira Cátia da Silva Teixeira

ASaúde Escolar é um projeto de indiscutível importância, no âmbito dos cuidados de Saúde Primários, não só pelo seu papel na promoção de saúde, na prevenção, resolução ou encaminhamento de problemas detetados, mas também pelo seu con- tributo para a criação de condições ambientais e de relação na escola, favorecedoras da saúde e bem estar da população escolarizada e consequentemente do seu sucesso educativo e pessoal. Esta atividade só pode ser implementada de forma integrada e em colaboração com os múltiplos sectores que contribuem para a saúde.
As atividades do Programa Nacional de Saúde Escolar inscrevem-se na área da:
• Melhoria da saúde das crianças e dos jovens e da restante comunidade educativa, através da monitorização da realização dos exames globais de saúde;
• Do cumprimento do programa nacional de vacinação e da legislação de evicção escolar;
• Do apoio à inclusão escolar de crianças com necessidades de saúde e educativas especiais;
• Da avaliação das condições de segurança, higiene e saúde dos estabelecimentos de educação e ensino, promovendo um ambiente escolar seguro e saudável;
• Do apoio ao desenvolvimento de projetos nas áreas de promoção da saúde prioritárias: saúde mental, saúde oral, alimentação saudável, atividade física, ambiente e saúde, segurança, saúde sexual e reprodutiva, consumo de substâncias lícitas e ilícitas, doenças trans- missíveis e violência em meio escolar.
O Programa Nacional de Saúde Escolar ao intervir no Jardim-de-infância e nas Escolas do Ensino Básico e Secundá- rio assume um papel ativo na gestão dos determinantes da saúde da comunidade educativa, constituindo as equipas de saúde escolar a interface com o sistema educativo para a sua implementação.
Fazem parte do Programa de Saúde Escolar o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, o Programa de Vacinação, O Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE), Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar (PASSE), Programa de Escolas Livres de Tabaco (PELT)
A Escola, ao constituir-se como um espaço seguro e saudável, está a facilitar a adoção de comportamentos favoráveis à saúde, encontrando-se, por isso, numa posição ideal para promover e manter a saúde na comunidade educativa assim como na comunidade envolvente.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho