Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Saúde Infantil e vacinação em tempos de COVID-19

A responsabilidade de todos

Banner publicidade
Saúde Infantil e vacinação em tempos de COVID-19

Voz à Saúde

2020-06-09 às 06h00

Ana Catarina Guimarães Ana Catarina Guimarães

A propósito do Dia Mundial da Criança, celebrado no passado dia 1 de junho, é importante reforçar o cumprimento do Programa Nacional de Vacinação em tempos de pandemia.
Com a situação atual em que nos encontramos, foram implementadas medidas excecionais nas instituições de saúde, no sentido de adiar os serviços não urgentes, com o objetivo de conter a pandemia. No entanto, as consultas para atualização do Programa Nacional de Vacinação sempre se mantiveram nas Unidades de Saúde.

A vacinação é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção da doença nas crianças, sendo uma medida de saúde pública prioritária. É importante reforçar que não existe motivo para que a vacinação seja adiada, ou até mesmo, não realizada. No mês de março, com o início da pandemia por COVID-19 no nosso país, registou-se uma diminuição de 13% na vacinação. Apesar de ser compreensível o medo e ansiedade que os pais possam sentir, o adiar da vacinação apenas prolonga o tempo em que a criança fica desprotegida, aumentando a probabilidade de aparecimento de surtos por outras doenças infeciosas, sobrecarregando consequentemente, o Serviço Nacional de Saúde.

As Unidades de Saúde estão preparadas para o receber a si e ao seu filho de forma segura. Procedeu-se à criação de circuitos distintos para diminuir o risco de contágio, aumentou-se a frequência de desinfeção dos espaços comuns e desinfeção das salas entre cada consulta. Adicionalmente, a deslocação à sua Unidade deve ser realizada apenas após programação de forma a evitar aglomerados nas salas de espera e cada criança deverá ser acompanhada por um só cuidador(a).

Se adiou a vacinação do seu filho, contacte a sua Equipa de Saúde para novo agendamento. Se o seu filho tem uma consulta agendada, não falte.
É fundamental manter atualizada a proteção contra as doenças para as quais já dispomos de uma vacina.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho