Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Sagrado Lausperene, Semana Santa e Domingo de Páscoa

Um novo pacote de medidas de apoio às empresas

Ideias

2015-04-15 às 06h00

Félix Alonso Cabrerizo Félix Alonso Cabrerizo

Faz dez dias que aconteceu um dos eventos e tradições mais importantes do Minho e de Braga, a Quaresma com o Sagrado Lausperene, a Semana Santa e Domingo de Páscoa.
O Sagrado Lausperene é a adoração contínua que se faz em honra e diante do Santíssimo Sacramento na Quaresma, são muitas as pessoas que vão cada dia, ver o Senhor nas respetivas igrejas de exposição. “Há primores de ornamentações e não é fácil distinguir-se a mais bela dentre delas”. O recorrido começa sempre pela Sé, em quarta-feira de Cinzas, acaba na Semana Santa na Igreja da Conceição.

A Semana Santa é um momento de grande reflexão e devoção. É o ponto culminante de todo o Ano Litúrgico, nela celebramos os acontecimentos do Mistério Pascal, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
É de louvar como neste ano 2015, as Tradições Religiosas brilharam imenso: Procissão do Senhor dos Passos no Domingo de Ramos muito interessante e emotiva com o sermão sábio do Cónego José Paulo, onde explica com rigor, religiosidade e clareza, o significado da palavra hebraica FÉ (Ser Fiel, Ter Confiança e Agarrar-se a Deus) referenciando e aclamando as palavras de Deus. A colaboração de jovens músicos bracarenses que com suas vozes e instrumentos, prestaram um grande serviço as Tradições Religiosas, junto ao Maestro António Vilas Boas. Procissão realizada com a religiosidade habitual da Irmandade de Santa Cruz.

A Via Sacra de Maximinos foi um grande momento religioso e uma referência para a memória futura.
A Procissão da Burrinha - um Cortejo Bíblico brilhante e relevante… Quinta-feira Santa a Procissão do Senhor ECCE HOMO 'Eis o Homem' uma imagem viva, com o rigor exemplar da Santa Casa da Misericórdia e a Sexta-feira Santa, a Procissão do Enterro do Senhor é o momento único da Semana Santa. O rigor do luto é do mais comovente, junto ao harmonioso silêncio e as expressões de todos os participantes.

O Ritual de todas estas Procissões é algo magnânimo e os Bracarenses se sentem honrados por ter um Património Cultural - Religioso com grande significado e importância é uma referência para o Turismo em Braga.
Nas Procissões da Semana Santa é obrigatório tocar Marchas Fúnebres como manda a Tradição. E nunca esqueçamos que celebramos o acontecimento mais importante do Ano, a Paixão e Morte de Jesus. Em Braga a Cidade dos Arcebispos.
O Domingo de Páscoa é o dia da Alegria, Jesus Cristo Ressuscitou, é um dia de confraternidade de famílias e amigos, é uma festa fantástica que nesta terra do Minho tem muito impacto e criou muitas raízes.

DIA DE PÁSCOA
A Páscoa na minha terra Há amêndoas e folares
É um dia de encantar Muita música no ar
Anda tudo em roda-viva E as casas dos amigos
Para o Padre acompanhar! Nós temos que visitar.
(Musica 1 - Porto Editora)

Esta canção para crianças explica o significado da Páscoa e sua Tradição.
A Páscoa em Braga é uma Festa, umas freguesias celebram no Domingo a visita Pascal e outras na segunda-feira. Tem grande impacto a Páscoa da Cónega na segunda-feira é uma das mais emblemáticas de Braga, é cheia de Tradições. Outra que tem impacto é a Páscoa de Fiscal (Amares), o cortejo das cruzes atravessa o Rio Homem de Barco como manda a tradição há vários anos.

Este Ano 2015 passará à história como o renascer das Tradições, pois se tem verificado que o povo estivera muito participativo em todas as festas das freguesias. Também os média, neste caso o Correio do Minho contribuiu com grande desempenho, com crónicas e reportagens de alta qualidade.
Parabéns a todos e continuemos com Braga nas Tradições.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho