Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Schengen facilita livre circulação de terroristas?

A saia comprida

Schengen facilita livre circulação de terroristas?

Ideias

2019-01-21 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Hoje regressamos aos mitos e um dos mais gritantes é mesmo este: Schengen facilita a livre circulação de criminosos e terroristas. Pura mentira... E as famosas ‘Bolas de Bruxelas’ explicam: O Espaço Schengen simboliza o fim das filas de espera nas fronteiras. A livre circulação no interior do espaço Schengen é um dos elementos essenciais da nossa identidade europeia. A liberdade de circular no interior do espaço Schengen não é feita à custa da nossa segurança pois o controlo das fronteiras externas e a cooperação policial transfronteiras mantêm-nos seguros. A fim de tornar o espaço Schengen um local seguro para os cidadãos, a União Europeia combate a criminalidade transfronteiras e o terrorismo de várias formas.

Uma das mais importantes é o reforço dos controlos nas fronteiras externas, onde existem verificações rigorosas nas mesmas. A crise dos refugiados em 2015 revelou que a UE tinha algumas deficiências nos controlos das fronteiras externas, questões que estão agora a ser abordadas por etapas, nomeadamente com a criação da nova Guarda Costeira e de Fronteiras Europeia. Recentemente, a UE também criou o Centro Europeu de Luta contra o Terrorismo, a fim de reforçar o apoio aos Estados-Membros na luta contra o terrorismo e a radicalização. Desde a sua criação, o Sistema de Informação de Schengen permitiu a detenção de 25.000 pessoas, recusou a entrada na fronteira a 79.000 e encontrou 12.000 pessoas desaparecidas. Numa base diária, facilita a detecção de ameaças terroristas. Todos os dias, 3,5 milhões de pessoas atravessam as fronteiras internas do espaço Schengen. Schengen traz prosperidade: o comércio intraeuropeu atingiu mais de 5 mil milhões de euros em 2014! Não é bom? Claro que é...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho