Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

1.758.035 votos de confiança

Banner publicidade
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Ideias

2022-12-03 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

Terminou no passado domingo, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR).
Na verdade, são 9 dias em que, como tenho vindo a dizer, massifica-se a educação/sensibilização ambiental para a questão dos resíduos que produzimos, não só para a prevenção e reutilização, mas também, para a reutilização e reciclagem.
A redução de resíduos pode ser definida como “todas as ações e medidas tomadas para evitar que qualquer substância, material ou produto se torne lixo.
A Braval abraça o desafio de ser coordenadora, desta semana, na nossa área de abrangência, quase desde o seu início, sendo este, o oitavo ano consecutivo.
Na área coordenada pela Braval foram realizadas 60 ações, promovidas por 25 entidades, abrangendo milhares de pessoas.
A Braval congratula-se por este número de ações e participantes, dada a pequena dimensão da área abrangida (Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde), e por ter conseguido mobilizar tantas pessoas para a problemática da prevenção de resíduos, através da redução, reutilização e reciclagem.
Entre as ações realizaram-se palestras, workshops de reutilização de resíduos, recolhas de bens em segunda mão para doação, showcookings, recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, mercados de segunda mão e de trocas, ações de limpeza e de plogging, sensibilização nas empresas, sensibilização nas redes socais, entre muitas outras.
A Braval realizou também o seu Dia Aberto, tendo sido visitada por algumas famílias que, para além de ficarem a conhecer o destino dos seus resíduos, levaram para casa um kit ecoponto, em troca de resíduos recicláveis.
Para além da Braval, participaram na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos o Município de Braga, Quinta Pedagógica de Braga, a AGERE, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e o Centro Ambiental Carvalho de Calvos, como entidades públicas.
Entre os estabelecimentos escolares, são muitos os que aderiram: JI de Pedralva, EB Mosteiro e Cávado, EB de Palmeira, EB23 de Real, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Agrupamento de Escolas de Maximinos, Ag. Trigal de Santa Maria, Escola Secundária Sá de Miranda e Escola Europeia de Ensino Profissional, em Braga. EB23 de Amares, EB Moure e Ribeira de Neiva, em Vila Verde, Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, EB D. Elvira Câmara Lopes e EPAVE na Póvoa de Lanhoso.
Também desenvolvem ações a Cruz Vermelha Portuguesa, em Prado, a Casa da Ciência de Braga, a Make Braga e as empresas CASAIS e Sarah Trading.
Este ano, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos desafiou-nos a pensar sobre a problemática dos resíduos têxteis, torando-os circulares.
Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Março 2024

O fim do bi-ideologismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho