Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Semear Braga, Semear Portugal!

Amarelos há muitos...

Ideias Políticas

2018-04-24 às 06h00

Francisco Mota

A Juventude Popular (JP) em parceria com a Quercus, lançou a campanha nacional: Semear Portugal Plante Uma Árvore, Cultive a Esperança.
Esta iniciativa, inserida no Projeto Criar Bosques é um programa global de plantação de árvores promovida pela Quercus, que reconhece a JP enquanto parceiro oficial.
Neste sentido, o Semear Portugal, contribuirá para a reflorestação das áreas abrangidas, nomeadamente áreas fustigadas por incêndios do ano passado, de forma a promo- ver a biodiversidade.

O que aconteceu no Verão quente de 2017, cujas imagens jamais podem ser esquecidas ou apagadas da memória coletiva, devem mobilizar-nos em prol da sustentabilidade e na construção de um meio ambiente cada vez mais comprometido com as futuras geração. O choque que abalou o país levou os portugueses a perceber que nada poderia ficar como antes. Morreram 112 pessoas e arderam mais de 500 mil hectares.
Braga foi invadida pelo terrorismo desconhecido a 15 de Outubro. Num período em que já ninguém contava ser possível existir verão, o inferno desceu à terra e engoliu o orgulho, a vida e a esperança da mais antiga cidade de Portugal. A imagem que ficará na memória dos tempos da Roma Portuguesa está escrita nos livros da história da Roma Imperial, com o incêndio da antiguidade. Parecendo um paradoxo, a verdade é que o maior crime da antiguidade se equipara ao maior atentando ambiental e monumental de Braga. Foram 1200 hectares de terror e destruição, que acabaram por pintar um quadro nunca antes visto e manchando de cinzento aquilo que até então era verde. Tingindo de luto aquilo que até então era esperança. Arruinando aquilo que até então era vida.

Unidos pelo nosso território, numa parceria inédita, reunimos neste projecto a Synergia associação juvenil de referência em Braga como organização convidada e elegemos o Ivo Marques Presidente da Associação de Estudantes do D. Maria II e Vice-Presidente da Federação Nacional de estudantes do ensino básico e secundário como mandatário para o Semear Portugal em Braga.
Estamos cientes que não teremos a solução para todos os problemas, mas juntos podemos dar um contributo importante de forma a tornar a cidade e o País onde vivemos um sítio cada vez melhor. É com esse compromisso e vontade de deixar a marca de uma geração para Portugal que a campanha decorrerá até ao final do ano de 2018.

A mobilização de consciências será um dos nossos focos de maneira a garantir que esta é uma causa de gerações empenhadas na sustentabilidade. Que esta campanha sirva ainda para reflectir sobre as estratégias comuns no combate às alterações climáticas e que o ambiente assuma o papel central nas políticas publicas como a grande batalha social, económica e cultural das próximas décadas. Acredito profundamente num modelo de gestão público voltado para o futuro, onde o ambiente não é visto como um custo, mas antes como investimento. Num amanha em que a economia verde conta como polo estratégico de sectores como o turismo, coesão territorial, cultura e património.
Façamos do meio ambiente, meio de vida como garantia dos presente e futuro dos nossos filhos.
Junta-te a esta causa. Juntos vamos Semear Portugal! Por ti. Pela Natureza. Por Braga.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias Políticas

11 Dezembro 2018

Cultura plena

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.