Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Será que a escola, onde estão todos, garante o sucesso educativo a todos?

A Árvore da Vida

Voz às Escolas

2022-09-15 às 06h00

Carlos Alberto Gomes Teixeira Carlos Alberto Gomes Teixeira

No início de cada ano letivo, vemos renovados os votos de sucesso educativo para todos os alunos. Este renovar de votos ganha particular destaque, dado que conseguimos garantir uma escola para todos, uma escola que ao longo dos tempos conseguiu vencer o desafio do flagelo do abandono escolar. Todavia, apesar de hoje termos todas as crianças na escola (o abandono escolar é residual), urge fazer uma questão – Será que a escola, onde estão todos, garante o sucesso educativo a todos?
A resposta a esta questão passa pela visão alargada do conceito de Inclusão em Contexto Escolar, o qual deve ter como ponto de partida uma visão holística do conceito de inclusão, onde a todos, sem exceção, crianças, jovens e adultos deve ser proporcionada uma educação de qualidade.

A inclusão escolar que devemos procurar é a que proporciona a todos a igualdade de oportunidades, uma escola que tenha projetos que permitam superar as desigualdades económicas, sociais e culturais. Igualdade de oportunidades, não só no acesso, mas também no êxito escolar. As escolas, num contexto de inclusão escolar, deverão ter um processo reflexivo que lhes permita dar resposta a um conjunto de ações que tenham em conta o bem-estar da comunidade educativa. Deverão estimular os professores como agentes de mudança, com enfoque no trabalho colaborativo e no desenvolvimento da formação profissional. São escolas onde a avaliação dos alunos está mais centrada na avaliação para as aprendizagens, predominantemente formativa e com distribuição de feedback de qualidade, quer aos alunos, quer aos docentes, os seja, uma avaliação que ajuda o aluno a aprender e o professor a ensinar, num constante processo dialógico. Nas escolas inclusivas, há a implementação de projetos curriculares flexíveis e adaptados ao contexto local e às especificidades dos alunos. Quando se fala de projetos flexíveis adaptados às especificidades dos alunos, existem vários projetos que poderiam ser destacados. Todavia a opção recaí, neste momento de arranque do ano letivo, para as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), onde através de um conjunto de estratégias e ações bem definidas, enquadradas em normativos legais e com estrutura de apoio nacional, as escolas integradas na rede UAARE, em estreita articulação com os municípios permitam aos alunos/atletas de alto rendimento ou potencial talento desportivo conciliar a prática desportiva exigente com o sucesso escolar e educativo de qualidade.

Com as escolas UAARE, é cumprido mais um ponto da Inclusão em Contexto Escolar, começa a ser eliminado do discurso de alguns, que acreditam pouco nas potencialidades das escolas, a quase obrigação dos jovens optarem: ou estudas ou praticas desporto… não há tempo para tudo. Ora, a mais pura das verdades, é que as escolas UAARE eliminam este discurso dicotómico, através de compromisso de conciliação entre todos intervenientes, escola, aluno, família e interlocutores desportivos, planificando por antecipação, reforçando aprendizagens, compreendendo a real dimensão do esforço que os alunos/atletas realizam.
As escolas UAARE estão em linha com o conceito de Inclusão Escolar, é mais um grupo específico de jovens onde a escola é sinónimo de felicidade, pois podem fazer aquilo que mais gostam ao mais alto nível, estudar e competir desportivamente.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

05 Dezembro 2022

IncluIR +

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho