Correio do Minho

Braga, quinta-feira

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Serendipidade

A saia comprida

Escreve quem sabe

2014-11-04 às 06h00

Cristina Palhares Cristina Palhares

Neste sábado passado, a ANEIS Braga re(iniciou) um espaço de formação mensal para pais, professores, técnicos, e comunidade educativa em geral.
Da definição de sobredotação, à sua identificação, passando pelas caraterísticas específicas destas crianças e/ou jovens, uma palavra veio recordar um texto que já tinha escrito em 2012 e que agora transcrevo: SERENDIPIDADE.

Uma palavra de uma sonoridade imensa, que em todos provoca sempre um imenso espanto. O mesmo espanto aristoteliano, de que tantas vezes falo, o espanto do momento em que a aprendizagem acontece: o aluno só aprende na medida em que se espanta. Esta palavra foi tomando significado, e de tão intensa (quer a palavra quer o seu siginificado) vagueia pelo meu (in)consciente. Encontro-a em muitos sítios, em muitas pessoas, em muitas vivências, em… mim. E com este encontro a necessidade de a partilhar. Porque também ela presente no modelo de diferenciação de sobredotação e talento proposto por Gagné, um modelo que explica e define sobredotação.

O autor delimita a sobredotação na existência ou uso de habilidades naturais num ou mais domínios e o talento no desenvolvimento sistemático dessas habilidades que conduzem ao desempenho na área da excelência.
Ou seja, a habilidade natural (sobredotação) conduz à excelência quando há um desenvolvimento sistemático (talento). As habilidades naturais estão presentes em vários domínios: intelectual, criativo, sensório-motor, social, emocional... e as competências desenvolvidas refletem-se ao nível académico, artístico, de ação social, tecnológico, artístico, físico, de liderança,...

Para que o desenvolvimento da habilidade natural se reflita em competência vários catalisadores (intrapessoais e ambientais) concorrem na sua mediação: a motivação, a personalidade, o contexto escolar, os professores, os pais,...
E é aqui, entre a habilidade natural e os fatores intrapessoais e ambientais que surge a palavra atrás referida.

E é aqui também que a habilidade natural (sobredotação) se transforma em talento. Quando tudo se conjuga para que o desempenho atinja níveis de excelência.
E como (tão)também dizia Louis Pasteur, “O acaso só favorece a mente preparada”, há acasos felizes que levam a descobertas inesperadas. A história está repleta deles e chamou-lhes SERENDIPIDADE.

Hoje é considerada uma das muitas técnicas de desenvolvimento do potencial criativo que alia perseverança, inteligência e senso de observação, muito comummente apelidada de insight.
Ou seja, mais um catalisador que medeia as habilidades naturais à sua forma aplicada, o talento. E que nos traz responsabilidades acrescidas. E que nos faz não desistir. Porque presente nas nossas relações com estes alunos/filhos.

Por acaso, somos os seus professores, por acaso, somos os seus pais. E se queremos, por acaso, que as suas mentes brilhem, que as suas habilidades naturais se transformem em talentos, temos que os preparar. O primeiro passo da nossa responsabilidade é o de manter a mente aberta para os reconhecer, o segundo, para os aceitar, e o terceiro, para os levar a aprender. Reconhecer, porque eles existem... Aceitar, porque acreditamos.... Levar a aprender, porque queremos.
E porque “as sementes germinam numa mente adubada” cabe a todos (do sistema educativo tão esquecido aos professores tão desistentes) criar todas as possibilidades para que aconteça SERENDIPIDADE. Porque estávamos todos no lugar certo, à hora certa... e aconteceu!

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