Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Síndrome Burnout – como evitar e dominar o stress

A saia comprida

Síndrome Burnout – como evitar e dominar o stress

Voz à Saúde

2020-06-23 às 06h00

Ricardo Pinto Ricardo Pinto

O Síndrome de Burnout é uma condição caracterizada pelo estado de esgotamento profissional, causado por stress acumulado. Cientificamente, estudos das neurociências mostram que cada vez que temos um pensamento, existe uma reação bioquímica no cérebro, que envia sinais químicos para o corpo e onde este obedece instantaneamente. É, portanto, considerado estado de stress sempre que, através de pensamentos ou estímulos externos, retiramos o corpo do equilíbrio químico.

Pode-se distinguir três tipos de stress, sendo eles:
Stress de curto prazo – aquele em que o organismo retoma o equilíbrio químico rapidamente, como um susto;
Stress agudo – o indivíduo demora a retomar o equilíbrio químico. Pode ser devido à morte de um parente, um acidente ou falência de empresa. O período de recuperação pode variar, estando dependente da saúde emocional do indivíduo.
Stress crónico – considerado o mais complicado de regredir, uma vez que está associado a características de personalidade. Pessoas que, continuamente, revivem situações e memórias negativas do passado, inibem a produção normativa de neurotransmissores, induzindo um desequilíbrio nos químicos cerebrais. Outras pessoas mantêm a mente no futuro, antecipando situações que induzem ansiedade no corpo. A resolução deste estado torna-se difícil, sendo idealmente realizada com acompanhamento profissional.

O Síndrome do Esgotamento Profissional, ou Burnout, é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, stress e esgotamento físico, resultante de situações de trabalho desgastante. Este síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, polícias, jornalistas, entre outros. A condição de exaustão pode afetar a qualidade de vida e o relacionamento da pessoa com amigos e familiares. Alguns sinais deste distúrbio mental passam por cansaço constante (tanto físico como mental), insónias, irritabilidade, dores musculares e de cabeça, falta de memória, depressão e ansiedade.

O tratamento desta condição é realizado com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos). Mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, nos hábitos e estilos de vida são essenciais, com atividade física regular e exercícios de relaxamento. Após diagnóstico clínico, é fortemente recomendado que a pessoa tire férias e desenvolva atividades de lazer com pessoas próximas.

Como forma de prevenção, recomenda-se o envolvimento em estratégias que diminuam o stress e pressão laboral, tais como:
1. Definir pequenos objetivos na vida profissional e pessoal;
2. Evitar o contacto com pessoas "negativas", especialmente as que reclamam do trabalho ou dos outros;
3. Evitar consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas;
4. Evitar a automedicação;
5. Boa noite de sono (8 horas recomendadas);
6. Conversar com alguém de confiança sobre o que se está a sentir;
7. Realizar atividades de quebra de rotina, como passear, sair com amigos ou ir ao cinema.
O Burnout é uma condição que, diversas vezes, não é percetível pela própria pessoa, sendo fundamental manter o equilíbrio entre o trabalho, lazer, família, vida social e atividades físicas. Lembre-se, cuide de Si! Cuide da Sua saúde!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz à Saúde

16 Junho 2020

Ser Dador de Vida

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho