Correio do Minho

Braga, terça-feira

Sintonia na cooperação com a Galiza

Desprezar a Identidade, Comprometer o Futuro

Ideias

2017-10-12 às 06h00

Paulo Monteiro

Os contactos entre o Norte de Portugal e a Galiza multiplicam-se. Ontem falei de uma mesa redonda entre personalidades ligadas à hotelaria, restauração, turismo e jornalistas. Quase ao mesmo tempo, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Agência de Turismo da Galiza reuniram, em Santiago de Compostela, com o objectivo de aumentar “de ano para ano” o número de turistas portugueses entre as duas regiões.

O certo é que, tanto nós, como os galegos, somos potenciais turistas para visitar um lado e outro e, por isso, o objectivo prioritário dos galegos é o português, o mesmo se reflectindo em sentido contrário. E chegaram também a um objectivo, o mesmo de muitos: “uma adequada partilha de sinergias transfronteiriças” e aumentar os produtos de turismo da natureza, gastronomia e vinhos.
E, na cooperação fronteiriça, todos defendem três grandes pilares de aposta: cultura, património e turismo.

Este ano, entre Janeiro e Agosto, sentiu-se um aumento na estadia de turistas portugueses na Galiza na ordem dos 17% e só isto é exemplo de que o turismo cresce de dia para dia e quer estar constantemente a crescer...

Só a título de exemplo, e pegando nos Caminhos de Santiago, aqui deixo números que nos mostram a evolução turística na Galiza. Neste caso concreto, na província de Pontevedra. Em 1999, alojaram-se em albergues cerca de 2000 peregrinos. Esse número, em 2015, passou para 45.000 e, no ano passado, subiu para 55.000.

Não há dúvida que se está a trabalhar bem. E não há dúvida de que o objectivo é não parar na promoção turística e promover a cooperação entre os dois povos vizinhos que muito têm em comum...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

25 Setembro 2018

Traição, dizem eles!

25 Setembro 2018

As receitas do IVA

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.