38 anos de Amanhecer
Ideias
2017-06-29 às 06h00
SIRESP - Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal.
O que é? Porque é que toda a gente fala dele? Porque falhou (se falhou)? Quanto custou (ou custa)?
Não vou responder a nenhuma das perguntas mas gostaria de reproduzir um filme dos acontecimentos (Pedrógão Grande) e, à posteriori, copiar alguns itens do acordo (ou acordos). No final cada um fará sua própria sentença sobre o assunto.
Hoje (e aproveitando a cronologia da Lusa) vamos só a factos. Amanhã, ou/e nos próximos dias, continuamos...
17 Junho:
19:45 - Detectadas falhas de comunicações no SIRESP.
21:12 - SIRESP informa sobre a queda de três estações da rede de comunicações (Serra da Lousã, Malhadas e Pampilhosa da Serra). Às 21:29, a ANPC pede que o SIRESP utilize estações móveis. Uma das carrinhas está inoperacional e uma segunda em reparação.
18 Junho: 04:05 - O comandante operacional da Protecção Civil nacional, Rui Esteves, garante que os meios de combate a incêndios enviados para Pedrógão Grande foram os adequados, mas as trovoadas secas eram imprevisíveis. 09:30 - Director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Almeida Rodrigues, diz à Lusa que o incêndio de Pedrógão Grande teve origem numa trovoada seca, afastando qualquer indício de origem criminosa.
19 Junho: A conjugação “pouco habitual” de factores meteorológicos adversos e com “grande imponderabilidade” de previsão da localização levou ao incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
20 de junho: 12:20 - O primeiro-ministro assina um despacho em que pede esclarecimento urgente sobre o funcionamento da rede SIRESP no incêndio de Pedrógão Grande e sobre os motivos da ausência de encerramento da Estrada Nacional 236-1, onde ocorreu um elevado número de mortes...
Amanhã continuamos...
18 Janeiro 2021
17 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário