O hospedeiro e o parasita
Voz às Escolas
2016-02-22 às 06h00
O livro de contos A China fina ao lado, de Maria Ondina Braga, escritora bracarense que viveu alguns anos em Macau, constituiu o leitmotiv para o plano de atividades da biblioteca do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante (AECA). Com a candidatura Fascínio do Oriente, selecionada pela Fundação Oriente Museu e pela Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito do projeto Ler+ Escolas Leituras d’Oriente e d’Ocidente, têm vindo a ser desenvolvidas uma série de atividades colaborativas em torno da leitura e do cruzamento Oriente - Ocidente.
A primeira iniciativa foi a organização conjunta biblioteca/museu da exposição Chinoiseries, que se encontra patente ao público na Sala Carlos Amarante da ESCA, até ao dia 12 de março. Esta mostra, constituída por peças pertencentes a professores do agrupamento, visa celebrar os cerca de quinhentos anos (o mercador português Jorge Álvares chegou à baía de Toumun em 1513) de relacionamento e contactos entre Portugal e a China.
Estão expostos marfins, lacas, porcelanas e cloisonnés exemplificativos da presença histórica dos portugueses no mundo. Serviços de chá e pratos foram adquiridos em África, por pessoas que viveram em Angola e em Moçambique ou que aí estiveram em comissões de serviço durante a guerra colonial; objetos em bambu, caixas em madeira e em tartaruga, rosários e cruxifixos atestam a presença portuguesa em Macau; e alguns artefactos como leques, estátuas, pauzinhos…, são demonstrativos de recordações de viagens de lazer e férias na China.
No dia do Agrupamento, 22 de janeiro, com a colaboração do Instituto Confúcio da Universidade do Minho, e com o objetivo de iniciar a comunidade escolar na cultura chinesa, foram organizados workshops representativos da cultura oriental. As atividades contaram com a participação do Director local do Instituto Confúcio, Professor António Lázaro, da Diretora Chinesa, Professora Zhang Yan, dos professores do Instituto assim como da docente e alunos da disciplina de mandarim do AECA.
A demonstração da cerimónia tradicional chinesa de servir o chá suscitou grande curiosidade junto dos docentes apenas superada pelo atelier de caligrafia. Os alunos do ensino básico preferiram experimentar fazer origamis e recortes de papel e os do ensino secundário optaram, preferencialmente, por aprender a jogar xadrez chinês ou frequentar a sessão de tai chi chuan.
E, dando seguimento às celebrações do Ano Novo Chinês, está programada para o dia 10 de março, pelas 21 horas, na biblioteca da Escola Secundária Carlos Amarante e com a colaboração do Instituto Confúcio da Universidade do Minho, uma festa, sob o signo do Oriente: recital de música e leitura de poemas chineses, visita guiada à exposição Chinoiseries, ritual do chá, degustação de acepipes orientais e distribuição de distribuição de envelopes vermelhos. Venha comemorar connosco, conhecer contornos do diálogo oriente-ocidente e fascinar-se pela cultura asiática.
Uma nota final sobre o nosso Agrupamento: na próxima sexta-feira, 26 de fevereiro, pelas 21horas, no auditório do Parque de Exposições de Braga, iremos proceder à entrega dos diplomas aos alunos do nosso Agrupamento. Convidamos a comunidade educativa para participar na cerimónia e homenagear os nossos alunos.
- Este texto teve a colaboração da professora bibliotecária, Ana Margarida Dias.
21 Janeiro 2021
18 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário