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Suspensão das atividades letivas. E agora?...

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Suspensão das atividades letivas. E agora?...

Voz às Escolas

2020-03-23 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

Estamos a iniciar a segunda semana da suspensão das atividades letivas e a última do segundo período letivo.
É inevitável partilhar convosco algumas reflexões sobre a situação que estamos a viver - as escolas sem alunos, antecipando a interrupção letiva da Páscoa. Simultaneamente, estamos empenhados em manter o contacto com os alunos e famílias, pondo em prática determinados procedimentos.

Dando cumprimento às orientações do Ministério da Educação, com a suspensão das atividades letivas presenciais, pedimos aos professores para manterem o contacto diário com os seus alunos, iniciando uma dinâmica de interação para que todos continuassem a aprender. Segundo as orientações, os professores criariam atividades, assegurando que todos receberiam tarefas e materiais para realizar em casa.
No nosso Agrupamento criamos uma equipa de apoio aos professores e, utilizando os meios informáticos, todo o trabalho é feito à distância.
Esta equipa tem como missão apoiar os docentes nesta fase e dinamizar os grupos disciplinares com vista a produzir recursos educativos para serem utilizados pelos alunos em casa. Todos os recursos educativos enviados aos alunos deveriam ser do conhecimento do diretor de turma.

Esta situação de ensino à distância, utilizando plataformas informáticas, seria a ideal. No entanto, sabemos e constatamos que nem todas as famílias possuem os meios informáticos que possibilitem corresponder ao solicitado. Não desistimos. Faremos, o possível, para ajudar a ultrapassar essas dificuldades.
Outros casos, temos alunos e encarregados de educação que não tendo ainda usado o endereço eletrónico criado pelo Agrupamento, desconheciam como o ativar, o que provocou atraso na receção da informação.
Esta situação trouxe trabalho acrescido à equipa de apoio.
Mas há outras situações que não controlamos se os alunos deliberadamente não querem corresponder ao que lhes é pedido, atitude que os professores não poderão deixar de valorar.
Lembramos que está prevista, na próxima semana, a avaliação do segundo período com base nos elementos disponíveis nesse momento, sem esquecer o carácter contínuo da avaliação, conforme a indicação do Ministério da Educação no comunicado de 13 de Março.

Alertamos para uma profunda reflexão nas tomadas de decisão, dada a possibilidade da avaliação atribuída no 2.º período poder vir a alcançar uma importância deveras significativa no percurso escolar dos nossos alunos, no presente ano letivo, nomeadamente no que diz respeito à transição e retenção dos alunos do ensino básico e à média final de ano/curso, no caso dos alunos do ensino secundário. Será importante termos em consideração, na avaliação, que face às contingências atuais, os alunos poderão não ter oportunidade de melhorar o seu desempenho, em atividades escolares presenciais.
Não esquecemos que muitos dos nossos alunos do ensino secundário realizam provas e exames nacionais. O prazo inicial para as inscrições foi prorrogado até 3 de abril e o boletim é enviado por correio eletrónico para os serviços administrativos. Estas inscrições estão a decorrer normalmente, com a direção ou os serviços administrativos a responder pela mesma via às dúvidas colocadas.
Sem nunca esquecermos a missão do “Agrupamento de Escolas Carlos Amarante propõe-se desenvolver percursos formativos e educativos que assegurem a cada aluno os conhecimentos, as capacidades e as atitudes facilitadoras de um projeto de vida individual e socialmente significativo” e no respeito pelo interesse maior das nossas crianças e alunos, solidariamente e com todos, ultrapassaremos os obstáculos que nos surgem nestes tempos ímpares e difíceis.

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