Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Talento e Serendipidade: duas faces da mesma moeda

A União Europeia e os Millennials: um filme pronto a acontecer

Escreve quem sabe

2018-02-27 às 06h00

Cristina Palhares

Serendipidade. Uma palavra de uma sonoridade imensa, que em todos provoca sempre um imenso espanto. O mesmo espanto aristoteliano, de que tantas vezes falo, o espanto do momento em que a aprendizagem acontece: o aluno só aprende na medida em que se espanta. Esta palavra foi tomando significado, e de tão intensa (quer a palavra quer o seu significado) vagueia pelo meu (in)consciente. Encontro-a em muitos sítios, em muitas pessoas, em muitas vivências, em mim. E com este encontro a necessidade de a partilhar. Porque também ela presente no modelo de diferenciação de sobredotação e talento proposto por Gagné, um modelo que explica e define sobredotação.
O autor delimita a sobredotação na existência ou uso de habilidades naturais num ou mais domínios e o talento no desenvolvimento sistemático dessas habilidades que conduzem ao desempenho na área da excelência. Ou seja, a habilidade natural conduz à excelência quando há um desenvolvimento sistemático (talento). As habilidades naturais estão presentes em vários domínios: intelectual, criativo, sensório-motor, social, emocional... e as com- petências desenvolvidas (talentos) refletem-se ao nível académico, artístico, de ação social, tecnológico, artístico, físico, de liderança,....
Para que o desenvolvimento da habilidade natural se reflita em competência vários catalisadores (intrapessoais e ambientais) concorrem na sua mediação: a motivação, a personalidade, o contexto escolar, os professores, os pais,...
E é aqui, entre a habilidade natural e os fatores intrapessoais e ambientais que surge a palavra serendipidade. E é aqui também que a habilidade natural se transforma em talento. Quando tudo se conjuga para que o desempenho atinja níveis de excelência. E como (tão)também dizia Louis Pasteur, O acaso só favorece a mente preparada, há acasos felizes que levam a descobertas inesperadas. A his-tória está repleta deles e chamou-lhes SERENDIPIDADE.
Hoje é considerada uma das muitas técnicas de desenvolvimento do potencial criativo que alia perseverança, inteligência e senso de observação, muito comummente apelidada de insight. Ou seja, mais um catalisador que medeia as habilidades naturais à sua forma aplicada, o talento.

Talento. A palavra tem origem no Cristianismo e é uma referência à Parábola dos Talentos. Na parábola, um homem entrega a três servos, respetivamente, cinco talentos, dois talentos e um talento; os dois primeiros investiram o dinheiro e dobraram o capital, porém o terceiro enterrou o talento e o devolveu ao seu senhor. Os dois primeiros recebem elogios, mas o terceiro é punido. Mas tantas vezes na sala de aula os nossos alunos enterram os seus talentos. Enterram e não os fazem render. Porque nós, professores, assim os levamos a fazer. Quando nos esquecemos de ser catalisadores.
Pior ainda: quando somos catalisadores que em vez de ajudar a render, ajudamos a enterrar. Se a professora soubesse como passei a detestar matemática por causa dela, quando era a minha disciplina preferida, seria uma professora mais compreensiva, que deixava os alunos pensar pela cabeça deles. Mas também sei, o quanto seremos capazes de levar os alunos a fazer render os seus talentos. O primeiro passo da nossa responsabilidade é o de manter a mente aberta para os reconhecer, o segundo, para os aceitar, e o terceiro, para os ajudar a por a render. Reconhecer, porque eles existem...
Aceitar, porque acreditamos...
Ajudar a por a render, porque queremos. Porque não temos medo do seu brilho. Porque sabemos que quanto mais brilharem os nossos alunos, mais brilhamos também. Só assim, como pela magia de um excelente polidor de metais, a nossa moeda Serendipidade-Talento brilhará.
Porque estávamos todos no lugar certo, à hora certa... e aconteceu!

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.