Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Tanto lixo que ainda fazemos...

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2018-09-06 às 06h00

Paulo Monteiro

Em Portugal são produzidos perto de cinco milhões de toneladas de lixo por ano. Isto significa que cada português produz, em média, perto de 480 quilos de lixo por ano o que dá 40 quilos de resíduos por mês. É muito. E por ser muito é que a EGF, (Environmental Global Facilities, líder no tratamento e valorização de resíduos), a ESGRA (Associação para a Gestão de Resíduos, representando 14 sistemas de gestão de resíduos), e a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que nomeadamente assegura que as entidades gestoras desses serviços o fazem com qualidade e a preços acessíveis), decidiram fazer uma parcerisa e promover um vídeo da sua responsabilidade e que desde terça-feira começou a ser divulgado, segundo noticiou a Lusa. Com o título ‘Reciclar é agora’, o vídeo de menos de dois minutos pretende sensibilizar para a necessidade de separar e reciclar as embalagens usadas, mostrando os impactos a nível ambiental, social e económico e afirmando que é possível, com a reciclagem, separando “todas as embalagens, sempre e em qualquer lugar”, proteger o ambiente e dinamizar a economia.
No vídeo diz-se que cada português produz perto de 480 quilogramas de lixo por ano e também que, se as pessoas reciclarem “tudo” e “sempre”, podem contribuir, individualmente, para o reaproveitamento de cem quilogramas de produtos.
Tal como ontem dizia há cada vez mais associações, movimentos e gente preocupada com estes assuntos. E isso é muito bom, muito positivo.
Esperemos mesmo é que tenha efeitos práticos no futuro para bem de todos nós e para bem do nosso planeta...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.