Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Temos que produzir menos lixo

Transparência na gestão da coisa pública

Temos que produzir menos lixo

Ideias

2019-02-01 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Ainda ontem escrevi e elogiei o Minho pelo contributo positivo que tem dado à reciclagem do lixo. E está no bom caminho, apesar desse caminho ser mais lento do que deveria ser. Agora é, também verdade, que o lixo que cada um faz ainda atinge números elevados. Ontem mesmo o Gabinete Europeu do Ambiente, uma rede europeia de cerca de 150 organizações não-governamentais de ambiente divulgou que os países da União Europeia geraram 487 quilos de lixo em 2017 por pessoa. Em 2007, primeiro ano em que foram produzidos este tipo de dados, os europeus, em média produziam 479 quilos por pessoa.

Isto significa que, em 10 anos cada europeu passou a produzir apenas menos oito quilos de lixo por ano. Segundo a Eurostat, o caso português é, curiosamente igual à média europeia (487 quilos). Mas em relação aos países da União Eurpeia há algumas surpresas. Por exem- plo, um dinamarquês produz, em média, mais lixo que um português (781 quilos por pessoa/ano), ou um alemão (633 quilos). Ao contrário, os romenos produzem menos lixo (272 quilos por pessoa/ ano), ou a Polónia (315).
Temos ainda um longo caminho para andar, apesar dos nossos sinais positivos. O objectivo é reduzir os resíduos e caminhar para uma economia circular, evitando resíduos e apostando na reciclagem.
Mas vamos esperar por mais apostas e novos planos. Esperemos por boas novas do Plano Estratégico para os resíduos Urbanos (PERSU 2020), no que a Portugal diz respeito...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho