Correio do Minho

Braga,

- +

Tempos de Verão

Da Avenida da Liberdade para a cidade

Tempos de Verão

Escreve quem sabe

2024-07-30 às 06h00

Analisa Candeias Analisa Candeias

O calor veio para ficar, finalmente. Embora estes sejam tempos de alguma instabilidade climática, a verdade é que o Verão tem entrado nas nossas vidas com muita força. Sinal disso são as temperaturas elevadas e igualmente a chegada dos nossos emigrantes, que tanta alegria trazem consigo nestes regressos a casas. Sim, o Verão já está instalado, para os que gostam e para os que não lhe acham tanta graça.
Existem alguns cuidados a ter com a saúde nesta altura do ano – é informação que se encontra amplamente difundida na nossa sociedade.
Há que beber bastante água, dar um certo privilégio aos sumos de fruta, evitar sair para a rua em horas de mais calor e usar roupa confortável e preferencialmente de linho e/ou algodão. Temos de prestar mais atenção aos idosos e às crianças, garantindo que estes cuidados são assegurados.

Há que reforçar a divulgação desta informação, especialmente porque na azáfama do quotidiano podemos ter uma certa tendência para o esquecimento, principalmente, do nosso autocuidado.
O Verão é também uma época de grandes férias e de alguns passeios, de descanso e até de arrumações. É nesta altura que as praias ficam repletas, que existe a possibilidade de se passar algum tempo de qualidade em família e que, de forma muito particular, se carregam baterias e se prepara o Inverno.
A praia é algo importante para a nossa saúde: ajuda ao fortalecimento do nosso sistema imunitário, equilibra a produção de vitamina D e ajuda-nos de forma idêntica à manutenção de certos elementos químicos essenciais para o nosso corpo, como é o caso do iodo.

No entanto, o Verão é identicamente palco de possibilidade para alguma instabilidade a nível mental, especialmente ao nível do humor, que se manifesta sobretudo, posteriormente, em épocas mais tardias, como o Outono. O Verão não é perfeito para todos, visto que nem toda a gente tem acesso às distrações do Verão ou, em alguns casos, algumas pessoas não se permitem o tempo de descanso que realmente necessitam. É também necessário tempo para se estar a fazer nada, ou seja, para se deixar levar naquilo que é a apatia do descanso. Por isso, é urgente que se tenha cuidado no Verão com o corpo, todavia, é igualmente importante que se tenha um cuidado redobrado com a mente e com aquilo que a mesma representa.

É interessante verificar como os tempos têm mudado e se assiste, nos últimos anos, a novas propagações de doenças nesta época de Verão. Este ano têm aparecido umas gripes atípicas, a tosse convulsa voltou a surgir e o parvovírus anda por aí a fazer estragos. Claro que o calor extremo não ajuda ao tratamento destas doenças, porém, a nível de prevenção, devemos todos estar atentos ao que se passa à nossa volta – não há que ter vergonha em voltar a usar o gel desinfetante, se considerarmos necessário.
No fundo, cada um de nós deve zelar pela sua saúde, não apenas em períodos de mais frio e vulnerabilidade, contudo identicamente neste período atual, que tomávamos como um porto seguro ao nível da proteção contra contágios e desenvolvimento de doenças.

Se existem alterações? Sim, efetivamente que sim. Então temos de nos adaptar e assegurar de que a nossa saúde vem em primeiro lugar ao nível das prioridades. Existe muita alegria no Verão, que nos permite ser mais felizes e ter um maior conforto emocional – há que aproveitá-la a nosso favor, dando uma ajuda ao nosso sistema imunitário para que possa realizar bem o seu trabalho.?

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

08 Setembro 2024

Vício do jogo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho