Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Terá direito à Vacina da Gripe?

Desigualdade no Mundo acentua-se

Terá direito à Vacina da Gripe?

Voz à Saúde

2024-09-10 às 06h00

Joana Afonso Joana Afonso

A Gripe é uma infeção aguda do aparelho respiratório superior que é provocada por um vírus. Aparece em surtos e epidemias por todo o mundo, principalmente durante os meses de inverno. Apesar de ser uma doença contagiosa cura, na maioria dos casos, de forma espontânea, no entanto, pode gerar complicações, particularmente em idosos ou pessoas com doenças crónicas, levando à necessidade de internamento ou até à morte. O vírus é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa que esteja infetada, expulsas através da tosse, espirros ou por contacto direto com partes do corpo ou superfícies infetadas, por exemplo, através das mãos. Entre os sintomas de Gripe encontram-se a febre, que pode ser alta, entre 38-41º C, espirros, pingo no nariz, dores de cabeça ou garganta, dores musculares generalizadas ou nas articulações, cansaço, fraqueza ou perda de apetite.
A vacinação contra a Gripe é a principal medida de prevenção e controlo da doença, razão pela qual deverá estar alerta, sabendo se integra um grupo de risco ou até mesmo se tem direito a receber a vacina de forma gratuita.
Neste ano a vacina será gratuita para todas as pessoas com 60 ou mais anos, bem como para os grupos prioritários. Estarão contempladas quatro vacinas diferentes, todas com o mesmo objetivo: Influvac Tetra®, Fluarix Tetra®, Vaxigrip Tetra®,Efluelda® (vacina de dose elevada). Pela primeira vez, nesta época, a vacina de dose elevada será gratuita pata toda a população com 85 ou mais anos, permitindo aumentar a proteção deste grupo mais vulnerável às complicações graves da infeção pelo vírus da Gripe.
A coadministração das vacinas da Gripe e COVID-19 continua a ser uma estratégia segura e efetiva.
A administração das vacinas gratuitas ocorrerá nas Unidades de Saúde (para todas as idades abrangidas e obrigatoriamente para quem tiver menos de 60 anos e apresentar uma doença crítica, ou quem tiver 85 ou mais anos, independentemente das doenças), nas Farmácias Comunitárias (para quem tiver entre 60 a 84 anos, independentemente dos problemas de saúde) e noutros locais previstos de prestação de cuidados como o domicílio, Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho / Saúde Ocupacional, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas – ERPI ou estabelecimentos prisionais).
Nesse sentido, a vacina será gratuitamente distribuída pelo SNS se forem:
1. Utentes com 60 ou mais anos de idade;
2. Grávidas;
3. Pessoas com mais de 6 meses de idade e que sejam:
3.1. Residentes em instituições, lares ou centros de acolhimento temporários;
3.2. Doentes que integrem a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados;
3.3. Serviços de apoio ao domicílio sob a colaboração da Segurança Social ou Misericórdias Portuguesas, bem como de equipas de enfermagem ou hospitalar;
3.4. Doentes internados com patologia crónica que tenham condições de vacinação;
3.5. Reclusos nos estabelecimentos prisionais;
3.6. Portadores de patologias como Diabetes, Doenças cardiovasculares (Insuficiência cardíaca, Hipertensão pulmonar, Miocardiopa- tia, Enfarte agudo do miocárdio, Doença coronária sintomática), Insuficiência renal avançada e/ou em diálise, Doença Pulmonar crónica (DPOC, a cumprir oxigénio ou ventiloterapia, Fibrose quística, Défice de alfa 1 antitripsina), Trissomia 21, Pessoas submetidas ou a aguardar transplante e ainda Pessoas com depressão do sistema imunitário.
2. Em contexto de saúde ocupacional se: Profissionais do SNS (incluindo estudantes em estágios clínicos), Profissionais de institui- ções, lares ou centros de acolhimento, Bombeiros em contacto direto com pessoas de risco, Profissionais dos estabelecimentos prisionais e Profissionais de distribuição Farmacêutica.
Saiba que, as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita poderão adquirir a vacina nas farmácias comunitárias, mediante apresentação de receita médica.
Lembre-se, cuide de Si! Cuide da Sua Saúde!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz à Saúde

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho