Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Transformação Digital da Economia

1.758.035 votos de confiança

Transformação Digital da Economia

Ideias

2019-10-19 às 06h00

Vasco Teixeira Vasco Teixeira

A Europa enfrenta importantes desafios relacionados com a necessidade de adoção, a uma maior escala, do novo paradigma industrial, a indústria 4.0 (também designada a quarta revolução industrial).
A Indústria 4.0 significa a transformação digital, baseada no desenvolvimento de tecnologias que permitem mudanças disruptivas nos modelos de negócio, nos processos e nos produtos. Integra o conjunto de tecnologias inteligentes de materiais, de conectividade e de tratamento e armazenamento eletrónico de grandes volumes de informação. Carateriza-se pela introdução de um conjunto de tecnologias digitais nos processos de produção, que permite acompanhar em tempo real tudo que é relevante.

Vivemos na era digital, na era da nanotecnologia, da robótica e da inteligência artificial. Com a combinação de tecnologias, da área da microeletrónica e da robótica, e da biologia com o mundo digital, a Quarta Revolução Industrial terá o potencial de criar uma gama infinita de novos produtos ou serviços, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. Representa uma descontinuidade do modelo de produção industrial até então vigente. As empresas deverão adaptar-se para enfrentar a competitividade crescente e as novas exigências da sociedade e do consumo. Trata-se da Indústria Inteligente: digitalização da indústria transformadora, resultado da convergência entre as tecnologias de informação e comunicação e os novos (nano) materiais, os processos produtivos, a automação, a inteligência artificial e a robótica. A fabricação industrial flexível (pequenas séries) e próxima ao consumo com influência direta do consumidor (“produzido à medida”) obrigarão a uma nova abordagem de fabrico. Ou seja, este novo modelo produtivo implica a interligação dos fluxos de dados entre parceiros, fornecedores e clientes e a integração vertical dos ciclos produtivos dentro das organizações, desde o desenvolvimento até ao produto acabado.

A economia global tem registado um período de mudanças radicais, impulsionadas sobretudo pelo novo paradigma das tecnologias da 3ª Plataforma Tecnológica (Computação em Nuvem - Cloud, mobilidade, social e Big Data) e Aceleradores de Inovação (IoT-Internet das Coisas, Robótica, Impressão 3D, Inteligência Artificial, Nanotecnologia, BlockChain - criptomoedas) que estão na base da nova era da transformação digital.
A International Data Corporation divulgou na sua última edição do Guia Mundial Semestral de Transformação Digital que empresas em todo o mundo irão, durante 2019, investir 1,18 biliões de dólares na sua transformação digital. Este valor representa uma subida de 17,9% em relação ao verificado em 2018. No topo desses investimentos, vão estar os serviços de tecnologias de informação, com 154 mil milhões de dólares, seguindo-se os serviços de conectividade com 102 mil milhões de dólares. Os gastos com software relacionados com transformação digital totalizarão 253 mil milhões de dólares.

Torna-se cada vez mais crucial a implementação de medidas e programas de apoio capazes de capacitar as PME através do reforço efetivo das competências necessárias para fazer face aos diversos desafios e fatores críticos de competitividade, em particular no domínio da inovação tecnológica associada aos processos de transformação digital e de digitalização no contexto da Indústria 4.0.
As preocupações relacionadas com a diminuição dos custos de exploração das PME, e com a necessidade de criação de produtos diferenciados de valor acrescentado para uma maior competitividade, são desafios evidentes, em particular nas PME. A tecnologia associada à digitalização vai otimizar processos, aumentar a produtividade, reduzir riscos, reforçar a segurança e garantir a inovação das empresas que têm de competir em mercados globais.

O Programa Europa Digital proposto pela Comissão Europeia vai ter um financiamento de 9,2 mil milhões de euros (2021-2027). O objetivo é assegurar que todos os Europeus têm as ferramentas e as infraestruturas necessárias para responder ao largo espectro de desafios tecnológicos da vida pessoal e profissional. O programa Europa Digital é um novo programa que faz parte do capítulo sobre o “Mercado Único, Inovação e Digital” da proposta de orçamento da UE a longo prazo. O Parlamento Europeu votou a favor do financiamento para os seguintes projetos digitais: computação de alto desempenho, inteligência artificial, cibersegurança e competências digitais.
Trata-se de parte de uma estratégia para continuar a desenvolver o potencial tecnológico do mercado único digital, que pode vir a acrescentar anualmente 4 milhões de postos de trabalho e 415 mil milhões de euros à economia da UE, aumentando simultaneamente a competitividade internacional da UE.

A Comissão Europeia propõe que para além do programa Europa Digital, será necessário prosseguir e reforçar o financiamento da investigação e da inovação no domínio das tecnologias digitais da próxima geração, no contexto do próximo quadro financeiro plurianual, através do novo programa Horizonte Europa. Os dois programas funcionarão em conjunto: enquanto o programa Horizonte Europa apoia investimentos essenciais no domínio da investigação e da inovação, o programa Europa Digital baseia-se nos resultados obtidos para criar as infraestruturas necessárias, bem como apoiar a criação e o desenvolvimento de capacidades, o que, por sua vez, contribuirá para futuras atividades de investigação no domínio da inteligência artificial, da robótica, da computação de alto desempenho e dos megadados.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Março 2024

O fim do bi-ideologismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho