Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Tratado dos Panos e Vinhos

Uh Uh, os meus óculos de Sol- Novas regras balneares durante a pandemia

Tratado dos Panos e Vinhos

Ideias

2019-12-27 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

“I. Sua Majestade ElRey de Portugal promete tanto em Seu proprio Nome, como no de Seus Sucessores, de admitir para sempre daqui em diante no Reyno de Portugal os Panos de lãa, e mais fábricas de lanificio de Inglaterra, como era costume até o tempo que forão proibidos pelas Leys, não obstante qualquer condição em contrário.
II. He estipulado que Sua Sagrada e Real Magestade Britanica, em seu proprio Nome e no de Seus Sucessores será obrigada para sempre daqui em diante, de admitir na Grã Bretanha os Vinhos do produto de Portugal, de sorte que em tempo algum (haja Paz ou Guerra entre os Reinos de Inglaterra e de França), não se poderá exigir de Direitos de Alfândega nestes Vinhos, ou debaixo de qualquer outro título, directa ou indirectamente, ou sejam transportados para Inglaterra em Pipas, Toneis ou qualquer outra vasilha (...)”
Este é um pequeno excerto do Tratado de Methuen - também conhecido pelo Tratado dos Panos e Vinhos -, assinado entre Portugal e Inglaterra, faz hoje 316 anos (1703) e que abriu definitivamente as fronteiras às mercadorias inglesas e dá entrada aos vinhos portugueses em Inglaterra, com abatimento dos direitos.
A partir daqui os ingleses passam, também, a gostar dos vinhos portugueses porque chegam mais facilmente às mesas e a preços mais económicos. Mas... a história do nosso vinho e que depois dá entrada ao vinho do Porto em Inglaterra tem várias histórias e algumas delas bem curiosas e que valem a pena ser contadas aqui um dia...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

02 Junho 2020

O PS e as presidenciais

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho