Enfermeiros portugueses em convenção internacional
Voz à Saúde
2024-11-26 às 06h00
A Tuberculose é uma doença infeciosa que se transmite de pessoa para pessoa, maioritariamente, através da inalação de gotículas expelidas por uma pessoa com a doença quando tosse, fala ou espirra. É causada pela pelo microorganismo Mycobacterium tuberculosis e, apesar de ser uma doença grave é, potencialmente, curável.
Trata-se de um dos grandes problemas de saúde pública a nível mundial, uma vez que, se estima que, a cada ano, cerca de 9 milhões de pessoas sejam afetadas pela Tuberculose.
Sabia que existem três formas de Tuberculose? 1. Tuberculose Pulmonar quando o pulmão é o principal órgão atingido; 2. Tuberculose Extrapulmonar quando são atingidas outras partes do corpo como os gânglios linfáticos, as meninges, o coração, os ossos, rins, fígado, intestinos e até a pele; 3. Tuberculose Disseminada: quando atinge a circulação sanguínea e todo o corpo pode ser afetado.
Os sintomas a que deve estar atento incluem: tosse persistente há mais de 2 a 3 semanas, frequentemente com expetoração amarela ou esverdeada e que pode conter sangue, cansaço fácil, emagrecimento, perda de apetite, suores noturnos, aumento da temperatura corporal mais ao final do dia. Quando a Tuberculose é Extrapulmonar irá incluir sintomas típicos dos órgãos que estiverem afetados. De salientar que, em algumas fases da doença esta poderá ser assintomática. O período de incubação, desde a infeção até ao início dos sintomas, pode variar entre 4 a 12 semanas.
Há pessoas que apresentam um maior risco de contrair a doença correspondendo aos extremos de idade (crianças e idosos), desnutridos, infetados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (responsável pela SIDA), com Diabetes, com Cancro, cuja medicação comprometa o sistema imunitário (quimioterapia, tratamentos biológicos imunossupressores ou uso prolongado de corticoides).
O diagnóstico é feito através da identificação laboratorial do Mycobacterium tuberculosis nos produtos orgânicos, como a expetoração. A correta identificação do agente e do perfil de resposta aos medicamentos permite uma posterior escolha correta do tratamento.
O tratamento passa pela administração, por via oral (comprimidos, cápsulas e xarope), de antibióticos cujo fornecimento gratuito fica a cabo dos Centros de Diagnóstico Pneumológico (CDP), que correspondem a unidades de saúde diferenciadas na área da Tuberculose, pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde. Habitualmente, a duração mínima do tratamento ronda os 6 meses, podendo chegar aos 24 meses. Cada caso terá de ser avaliado e orientado pela equipa clínica do CDP, razão pela qual, em caso de dúvida, deva sempre contactar o seu Médico Assistente para que ele o possa ajudar. O tratamento correto e atempado permite a cura em cerca de 95% dos casos. Assim, é fundamental o cumprimento rigoroso da medicação, de modo a evitar o desenvolvimento de resistências.
A maioria dos casos é tratada em casa, sem necessidade de internamento. Este justifica-se apenas nos casos de doença mais grave ou nos doentes que não reúnam condições sociais ou psicológicas para evitar o contágio ou manter o cumprimento da medicação prescrita.
Desde 2016 que a vacinação, como forma preventiva, deixou de ser global em Portugal e foi decidido vacinar apenas as crianças com fatores de risco individuais ou comunitários para a infeção da Tuberculose.
Lembre-se, cuide de Si! Cuide da Sua Saúde!
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário