Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Ucranianos: uma comunidade diferente...

Sinais de pontuação

Ideias

2017-11-28 às 06h00

Paulo Monteiro

Vila Verde recebeu, na passada sexta-feira, um jantar de solidariedade a favor das crianças órfãs devido à guerra em alguns dos pontos da Ucrânia. Um jantar que serviu igualmente para a Igreja Ortodoxa e a comunidade ucraniana agradecerem o trabalho desenvolvido pelo eurodeputado José Manuel Fernande no Parlamento Europeu em defesa da causa ucraniana.

Daí que o Arcebispo Ilarion, chefe da Administração dos Assuntos Exteriores da Igreja Ortodoxa Ucraniana, tenha distinguido, e homenageado, José Manuel Fernandes, como reconhecimento pelo seu trabalho e apoio prestado no Parlamento Europeu. Também os ucranianos residentes em Braga e no Norte do país prestaram o seu tributo, tanto mais que o eurodeputado é sócio honorário da Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, sediada em Braga e que tem como presidente o padre ortodoxo Vasyl Bundzyak.

Para além dos reconhecimentos o que mais me impressionou neste jantar de solidariedade foi, em primeiro lugar, o voluntarismo português para com os ucranianos e, neste caso especial, com as crianças órfãs vítimas da guerra. Aderiram em peso e a receita angariada certamente que vai ajudar muitas dessas crianças. Depois o carinho, a admiração e a gratidão que os ucranianos têm para com os portugueses. Um povo devastado pelas guerras, pelas mortes, mas sempre cheios de esperança por um futuro melhor e com paz. Paz é a sua palavra de ordem. Paz porque vivem há séculos em guerras.

Recorde-se que só sob a alçada da União Soviética viveram perto de 75 anos e que morreram à fome perto de sete milhões de ucranianos, no tempo de Estaline. São recordações que magoam. Os ucranianos são um povo cheio de força e amigo. Merecem ter em Portugal uma oportunidade!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.