Alimentação contra as alterações climáticas: a sopa
Ideias
2017-05-23 às 06h00
Nos últimos tempos são só notícias boas... Por isso resolvi ‘furtar’ a frase “hoje é bom dia para Portugal” ao ministro das Finanças, Mário Centeno, para falar da decisão da Comissão Europeia de recomendar o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo aplicado a Portugal.
O PDE foi aplicado em 2009, numa altura de crise profunda e no Governo de José Sócrates. Pouco depois entrou a Troika no nosso país (2011 a 2014 estivemos sob programa de assistência).
Marcaram-se novas eleições e, em 2011, foi nomeado primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. Foram quase 10 anos de sacrifícios, de apertar o cinto, etc, etc, etc... Sacrifícios impostos pelo Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia. Este ‘trio’ que, anos mais tarde, veio a mudar um pouco o discurso, uma vez que tanta rigidez dificultou (em muito) a recuperação do nosso país.
Mas... adiante:
Gostei do “é um bom dia para Portugal” de Mário Centeno, porque os sacrifícios feitos pelo governo passado também tiveram a sua quota parte de responsabilidade neste êxito.
Gostei das palavras do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que felicitou os portugueses pelos “seus sacrifícios de muitos anos” (leram bem: muitos anos...)
E gostei do comissário europeu dos Assuntos Económicos, Moscovici, que afirmou que a saída “é verdadeiramente uma muito boa notícia”, mas que há ainda muito trabalho a fazer. E é verdade; nomeadamente na redução da dívida, brutalmente elevada, a passar dos 130%. Este é o problema que temos em mãos e que precisamos de resolver. Para que diminua temos de ter um crescimento grande ou... um grande crescimento da nossa economia!
23 Fevereiro 2019
22 Fevereiro 2019
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Deixa o teu comentário