Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Um brinde ao Novo Ano com vinho do Porto!

Liderar Gerações Por Portugal

Um brinde ao Novo Ano com vinho do Porto!

Ideias

2019-12-31 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Hoje continuo a história do vinho do Porto, ou o recordar de histórias que me contaram sobre este delicioso néctar apreciado por praticamente toda a gente no mundo. Escrevia eu ontem que ao juntar brandy ao vinho tinto era produzido um sabor diferente. Ora... depois de várias experiências acabaram por juntar aguardente e acabaram por conseguir na perfeição o vinho do Porto (há outras histórias que dizem que o segredo está no ‘timing’ da fermentação). Mas o certo é que a partir daí o vinho começou a ser elogiado em todo o mundo. Mas há mais: os produtores precisavam de armazenar o vinho mais perto do Porto e não na região do Alto Douro onde se encontravam as quintas... A zona da Ribeira era excelente. Quem mandava na cidade do Porto rapidamente esfregou as mãos de contente e pensou: é uma boa altura para cobrar impostos para quem trouxer para aqui o armazenamento do vinho.

Ora os produtores não gostaram e Vila Nova de Gaia ofereceu rapidamente os seus préstimos. E ainda bem... é que o vinho não seria a mesma coisa. Se tivesse sido armazenado no Porto não conseguia envelhecer já que ali bate o sol todo o dia. Já em Gaia, não há sol na margem e é mais húmido conservando melhor. Daí ter falado em ter surgido por acaso.... Esta é uma história rápida. Mas um dia falarei da importância do Marquês de Pombal no vinho do Porto, do Barão Forrester ou das letras deliciosas de grandes escritores como Camilo ou Eça.
Por coincidência este Bom Dia de hoje é escrito no último dia do ano. Por isso brindemos ao novo Ano. Para si leitor aceite um brinde... com vinho do Porto e que o jornal Correio do?Minho continue a ser a sua companhia. Queremos em 2020 continuar a levar até si as melhores notícias do dia. Feliz Ano Novo!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

18 Fevereiro 2020

Os números não enganam...

18 Fevereiro 2020

Zonas 30 e Maquiavel

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.