Correio do Minho

Braga, terça-feira

UM Cidades: Guimarães e Cerveira estão de parabéns

Dar banho às virgens

Ideias

2017-07-31 às 06h00

Paulo Monteiro

Guimarães e Vila Nova de Cerveira estão de parabéns. Ambos foram distinguidos como ‘Municípios do Ano Portugal 2017’, uma iniciativa da plataforma da Universidade do Minho ‘UM Cidades’.
Guimarães foi eleito ‘Município do Ano em Portugal’ e de ‘Melhor Município do Norte’ pelo desenvolvimento do sistema ‘PAYT’, que incentiva os moradores e comerciantes do centro histórico a reciclarem o lixo que produzem. Uma excelente ideia que trouxe agora o seu reconhecimento e que tem dado frutos muito positivos.

Já Vila Nova de Cerveira foi considerado melhor município do ano na categoria ‘Norte menos de 20 mil habitantes’ pelo projecto de co-operação transfronteiriça com Tomiño. Estes dois municípios são o exemplo claro da grande cooperação que existem entre o Minho e a Galiza. Já por várias vezes aqui escrevi da cooperação entre localidades raianas e que devem ser seguidas por muitas outras. É a partilha de equipamentos, de recursos, cooperação social, económica. 

Enfim... um dos maiores exemplos e que faltou na grande maioria das freguesias do Minho (e do país), com cada uma a reivindicar para si sempre mais um equipamento. Por isso hoje temos campos de futebol abandonados, piscinas fechadas, pavilhões às moscas, sedes de junta vazias ou degradadas, e por aí fora. Vila Nova de Cerveira e Tomiño são de países diferente e têm um rio a separá-los. Mesmo assim formam uma grande cidade, porque pertencem a uma euro-região, a uma União Europeia. Não esbanjam recursos, antes pelo contrário, utilizam-os em prol das duas populações. E é isto que deve ser feito. É este exemplo que se deve seguir. Por isso estão, mais uma vez, de parabéns, pelo prémio conquistado.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

13 Novembro 2018

Braga Capital

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.