Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Um discurso notável de Guterres

Sinais de pontuação

Ideias

2016-12-14 às 06h00

Paulo Monteiro

Volto a falar de António Guterres. Tudo porque não posso deixar passar em claro o notável discurso que fez já na madrugada de ontem durante a recepção oferecida pelo Presidente da República português. Frente a 800 pessoas Guterres fez um discurso mais pessoal e virado para o seu país. E porquê? Porque na hora de agradecer não o esqueceu. Na sua mais profunda humildade referiu que este “é o momento em que desejo expressar a minha profunda gratidão para com o meu país”.

E expressou mesmo o seu orgulho de que em Portugal “todos os partidos políticos, direita ou esquerda, tenham sido sempre capazes de expressar as suas opiniões sem usar como bodes expiatórios” os emigrantes. E diz mais: “seria muito fácil para qualquer partido político dizer: vote em nós, porque vamos livrar-nos dos emigrantes e, com base nisso criar trabalho para os portugueses (...) Temos visto este tipo de discurso em todo o lado. Tenho orgulho de vir de um pais que não usa este tipo de discurso para ganhar votos”.

E termina, então, de forma fabulosa: “são estes valores de solidariedade, diálogo e tolerância, que agradeço muito ao meu povo me ter ensinado e que consegui preservar em todos estes anos que me trouxeram até este dia, aqui, convosco”.

Para a Europa e para o Mundo chegou a hora de enviar um recado... aprendam com este Homem. O que se passa na Europa com tanto extremismo e xenofobia não nos leva a lado nenhum. A União Europeia foi criada para trazer a paz. E é pela paz que o agora secretário-geral das Nações Unidas também quer lutar...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.