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Um Projeto Educativo de Futuro

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Um Projeto Educativo de Futuro

Voz às Escolas

2021-05-05 às 06h00

Paulo Antunes Paulo Antunes

Se no início da pandemia os principais desafios eram as desigualdades económicas, aprendizagens de sucesso, inclusão, agir o mais cedo possível, a integração de saberes, recursos e avaliação, outros desafios se colocam durante e após a pandemia. Volvido um ano, os desafios são o aumento das desigualdades socioeconómicas, as aprendizagens que não aconteceram, o perigo de exclusão, dificuldades na intervenção, formas de avaliar, diferenciação pedagógica e transição digital.
Todavia, nunca estivemos sós e façamos justiça às diversas medidas e iniciativas da tutela e parceiros, nomeadamente: Apoios às Escolas — DGE/ANQEP, refeições e acolhimento, Orientações para E@D, cibersegurança, avaliação, educação inclusiva, recursos educativos (plataformas, bibliotecas digitais, recursos para psicólogos), parcerias (Município, ONG, Associações de Pais), guias para reabertura, guia para atuação, #EstudoEmCasa, Plano de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário, reforço de Assistentes Operacionais e Transição Digital. No entanto, lamento o alheamento da tutela relativamente ao problema existente no agrupamento, a falta de Assistentes Técnicos e sucessivos pedidos de ajuda sem resposta.
Face ao exposto, há que priorizar o diagnóstico, o trabalho sobre competências fundamentais, a inclusão através de instrumentos de diferenciação pedagógica, as competências sociais e emocionais, as literacias fundamentais e os indicadores de melhoria e sucesso.
O Projeto Educativo do AE Maximinos assenta nos instrumentos e ferramentas necessários ao presente e futuro próximo: M.A.I.A. — Identificação precoce – PNPSE, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Estratégia Nacional de Educação para Cidadania, Aprendizagens Essenciais, DL 54/2018, Fle- xibilidade curricular, Manual de apoio à prática, Projetos de inovação (organização, calendário, instrumentos de gestão curricular, organização de equipas de professores, gestão flexível das turmas), Voz dos Alunos, Apoio Tutorial Específico, Mentorias, PNArtes, PNCinema, PEducação Estética e Artística, Desporto Escolar, Intervenções do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares e Avaliação Externa das Escolas e Indicadores (Equidade, Percursos Diretos de Sucesso, etc.).
Não podemos voltar ao passado. Temos no AE Maximinos uma política educativa com objetivos concretos: +Sucesso, +Inclusão, +Cidadania. À tutela pedimos mais confiança e reforço da Autonomia.
Capacitar (Digital, Recursos Humanos, Formação, Recursos Didáticos) Avaliar e Monitorizar serão uma constante na recuperação das aprendizagens, para que ninguém fique para trás e todos se preparem para o futuro.
Sobre os trabalhos de remoção de coberturas de fibrocimento com amianto na Escola Frei Caetano Brandão, gostaria de deixar um breve apontamento. A obra foi entregue no dia 15 de abril e estava prevista terminar no dia 30 de abril, sendo feita com todas as condições de segurança que a sua complexidade exigiu. Cumpriu-se assim uma reivindicação antiga e justa da comunidade escolar que pertence à Frei Caetano Brandão.
Todavia, a coesão social do território do Agrupamento, carece de uma intervenção de monta e não esqueçamos a Resolução da Assembleia da República n.º 264/-/2018, que recomenda ao Governo que tome as medidas necessárias para a reabilitação e requalificação urgentes da Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão, em Braga.
Esta situação, deixará de ser uma utopia, quando a balcanização interna terminar, colaborando todos em prol do interesse comum e os atores políticos locais, dos diversos quadrantes, manifestarem publicamente as suas reais intenções quanto à nossa estimada Frei (património educativo e seu impacto social) e qual a sua missão futura na Carta Educativa de Braga.

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