Correio do Minho

Braga,

- +

Um Projeto. Uma Pedagogia

A manifestação dos esfomeados em Braga

Um Projeto. Uma Pedagogia

Voz às Escolas

2022-10-10 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

A Escola EB2,3 André Soares desenvolve um Clube de Ciência Viva, integrado no Plano Escola+ 21|23 para a recuperação das aprendizagens, com devido enquadramento/ contextualização no Plano de Recuperação e Resiliência.
O Clube Ciência Viva na Escola (CCVAEAS) constitui uma estrutura de orientação pedagógica que fomenta novas formas de promoção de competências, numa metodologia baseada em laboratório vivo das ciências, perspetivando a promoção da qualidade educativa, numa prática interdisciplinar e de articulação entre ciclos de ensino.
Nesse espaço onde são desenvolvidas atividades experimentais, workshops, investigações, programação, robótica, …, fomenta-se nos alunos um espírito crítico e inquisitivo, onde o pensamento analítico, a tomada de decisão, a resolução de problemas, são ferramentas preciosas desenvolvidas através de exercícios práticos e colaboração entre alunos.

Com a transição Climática e Digital, urge uma mudança de pensamento através da dinâmica de trabalho integrando tecnologia, matemática, educação e artes, numa síntese de criatividade e inovação. Como contributo temos a nossa mais recente construção – O Charco da Nossa Escola, um espaço de experimentação e descobertas.
Pretendemos que a envolvência extraordinária, o empenho e a alegria que se verificou na sua construção, se prolongue na sua manutenção e estudo e todos adquiram conhecimentos que sejam suporte para o desenvolvimento social, económico e científico, de realização humana e cultural, reconhecendo que é com um uso razoável dos recursos da Terra e preservando as espécies e os habitats naturais que conseguimos um desenvolvimento sustentável.

A capacitação digital, o desenvolvimento de conhecimentos de programação e posterior robótica, ciência e engenharia serão um estimulador da utilização/desenvolvimento de capacidades e competências. Estas aprendizagens formarão alunos dinâmicos, reflexivos e interativos, por certo, a melhor forma de provocar atitudes de mudança.
Serão estes os cidadãos que influenciarão ativa e positivamente todos à sua volta, provocando novas dinâmicas que proporcionarão uma base estruturante de aprendizagens mais significativas, formando empreendedores de projetos para o futuro, com retorno efetivo para toda a comunidade escolar.

O Clube dinamiza muitos alunos de 2º e 3º ciclos e, para articular e motivar, percorre o primeiro ciclo rotativamente pelos quatro estabelecimentos de ensino a fazer ciência de forma que todos se envolvam com vontade e muito, muito gosto pelas atividades. Para alguns promoveu o gostar de estar na escola, pois consideram fantásticos os momentos do Clube.
Acabamos de receber a comunicação de aprovação de nova candidatura, agora dirigida e focada nos mais pequeninos. Aqui temos a prova de que vale a pena, aqui temos um reforço para novas dinâmicas, novas sementeiras…
Contagiar os alunos a disseminar, através da sua capacitação, ciência na (e pela) comunidade escolar, ter competências para compreender uma forma de vida saudável e ser um agente ativo na sustentabilidade do planeta é real… Pedagogia!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho