A maior reunião de filósofos do mundo
Voz às Escolas
2022-10-10 às 06h00
A Escola EB2,3 André Soares desenvolve um Clube de Ciência Viva, integrado no Plano Escola+ 21|23 para a recuperação das aprendizagens, com devido enquadramento/ contextualização no Plano de Recuperação e Resiliência.
O Clube Ciência Viva na Escola (CCVAEAS) constitui uma estrutura de orientação pedagógica que fomenta novas formas de promoção de competências, numa metodologia baseada em laboratório vivo das ciências, perspetivando a promoção da qualidade educativa, numa prática interdisciplinar e de articulação entre ciclos de ensino.
Nesse espaço onde são desenvolvidas atividades experimentais, workshops, investigações, programação, robótica, …, fomenta-se nos alunos um espírito crítico e inquisitivo, onde o pensamento analítico, a tomada de decisão, a resolução de problemas, são ferramentas preciosas desenvolvidas através de exercícios práticos e colaboração entre alunos.
Com a transição Climática e Digital, urge uma mudança de pensamento através da dinâmica de trabalho integrando tecnologia, matemática, educação e artes, numa síntese de criatividade e inovação. Como contributo temos a nossa mais recente construção – O Charco da Nossa Escola, um espaço de experimentação e descobertas.
Pretendemos que a envolvência extraordinária, o empenho e a alegria que se verificou na sua construção, se prolongue na sua manutenção e estudo e todos adquiram conhecimentos que sejam suporte para o desenvolvimento social, económico e científico, de realização humana e cultural, reconhecendo que é com um uso razoável dos recursos da Terra e preservando as espécies e os habitats naturais que conseguimos um desenvolvimento sustentável.
A capacitação digital, o desenvolvimento de conhecimentos de programação e posterior robótica, ciência e engenharia serão um estimulador da utilização/desenvolvimento de capacidades e competências. Estas aprendizagens formarão alunos dinâmicos, reflexivos e interativos, por certo, a melhor forma de provocar atitudes de mudança.
Serão estes os cidadãos que influenciarão ativa e positivamente todos à sua volta, provocando novas dinâmicas que proporcionarão uma base estruturante de aprendizagens mais significativas, formando empreendedores de projetos para o futuro, com retorno efetivo para toda a comunidade escolar.
O Clube dinamiza muitos alunos de 2º e 3º ciclos e, para articular e motivar, percorre o primeiro ciclo rotativamente pelos quatro estabelecimentos de ensino a fazer ciência de forma que todos se envolvam com vontade e muito, muito gosto pelas atividades. Para alguns promoveu o gostar de estar na escola, pois consideram fantásticos os momentos do Clube.
Acabamos de receber a comunicação de aprovação de nova candidatura, agora dirigida e focada nos mais pequeninos. Aqui temos a prova de que vale a pena, aqui temos um reforço para novas dinâmicas, novas sementeiras…
Contagiar os alunos a disseminar, através da sua capacitação, ciência na (e pela) comunidade escolar, ter competências para compreender uma forma de vida saudável e ser um agente ativo na sustentabilidade do planeta é real… Pedagogia!
04 Setembro 2024
31 Julho 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário