Maravilhas Humanas
Escreve quem sabe
2025-03-16 às 06h00
O Andebol Feminino na Associação de Andebol de Braga tem tido dias muito felizes e prósperos, pois esta época, pela primeira vez, tem desde já assegurado um apuramento de uma equipa sua para uma competição Europeia de Clubes, para a próxima época desportiva, o ABC de Braga.
As academistas, fruto de uma excelente época que estão a realizar, apuraram-se também para a Fase Final da competição maior do andebol feminino português, a 1ª divisão, onde só quatro equipas conseguiram lugar. Com tudo isto, podemos dizer que o ABC de Braga tem uma representação e ganha prestígio nas duas vertentes nacionais, a feminina agora e a masculina há décadas.
Mas para falarmos de Andebol feminino na nossa área de jurisdição temos que dizer que ele representa 42% do total dos dois géneros Associativos e tem tido uma evolução constante nos últimos anos, talvez mais um pouco acelerado em relação ao masculino que tem índices já mais constantes.
Quando muitas modalidades e a nossa teve problemas diversos e difíceis com a pandemia, certo que a Associação de Andebol de Braga em termos de Andebol Feminino, e não só, conseguiu ultrapassar esta época desportiva números em atletas filiados antes do COVID, o que nos leva a julgar podermo-nos tornar a curto prazo no TOP das Associações Regionais do Andebol Feminino Português.
Mas tudo isto só é possível fruto de um excelente trabalho que se efetuando nos nossos Clubes que se dedicam à vertente feminina, tais como o ABC de Braga, o CD Xico Andebol, o AC Vermoim o Maiastars e Didáxis, cujas equipas seniores disputam os campeonatos nacionais e as suas equipas de formação estão em competição nos vários escalões da modalidade com um trabalho contínuo de aprendizagem e ascensão individual e coletiva nas várias equipas.
Por sua vez, temos o AC Fafe, o CCR Fermentões e a Juventude do Mar que não possuindo equipas seniores fazem um trabalho excelente nos escalões de formação, que julgamos a curto prazo visam a criação de mesmas equipas de topo da vertente sénior femininas.
A Associação de Andebol de Braga ciente da importância que representa a formação específica das jovens atletas, tem um Centro de Treinos para Infantis Femininas - Sub 14, que funciona em Fermentões – Guimarães, que serve de apoio à formação até atletas de 14 anos e à Seleção Regional de Sub 14 Feminina da Associação de Andebol de Braga.
A Associação de Andebol de Braga organiza campeonatos para todos os escalões de formação femininos, conforme diretivas e normas da Federação de Andebol de Portugal, sendo que esta época, até ao momento, organizou centenas de jogos nos vários escalões, de sub12, sub14, sub16 e sub18 na vertente de Andebol feminino.
Sabemos as dificuldades que os Clubes passam em todas as vertentes, mas com a ajuda sempre imprescindível dos pais, a força de vontade de ultrapassar obstáculos por todos os que gostam de Andebol, a Associação de Andebol de Braga tem levado a efeito excelentes eventos que julgamos que vão dar frutos a curto e médio prazo, nesta vertente que é o ANDEBOL FEMININO.
18 Abril 2025
15 Abril 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário