Correio do Minho

Braga, terça-feira

União Europeia: bandeira faz 32 anos

Desprezar a Identidade, Comprometer o Futuro

Ideias

2018-05-29 às 06h00

Paulo Monteiro

Faz hoje 32 anos que a bandeira da União Europeia foi içada pela primeira vez em frente à Comissão Europeia, em Bruxelas (Bélgica). Na altura a UE chamava-se ainda Comunidade Económica Europeia (CEE) e a nova bandeira é a que hoje todos nos conhecemos... um círculo de 12 estrelas sobre fundo azul. Estas doze estrelas douradas dispostas em círculo, simbolizam os ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa.
Mas a história da bandeira europeia, segundo a página da UE, remonta a 1955, quando o Conselho da Europa, uma organização que defende os direitos humanos e promove a cultura europeia, escolheu esse símbolo para sua própria utilização. Nos anos seguintes, o Conselho da Europa incentivou as instituições europeias emergentes a adoptarem a mesma bandeira.

Em 1983, o Parla- mento Europeu decidiu que a bandeira das Comunidades devia ser a que era usada pelo Conselho da Europa. Em 1985, foi adoptada por todos os dirigentes da UE como o emblema oficial das Comunidades Europeias, que viriam a dar origem à União Europeia. UE que tem eleições marcadas para Maio do próximo ano. E as notícias sobre Portugal e os portugueses, dadas a semana passada, pelo Eurobarómetro e publicadas pelo Parlamento Europeu não foram lá muito boas... É que apenas 14% dos portugueses considera ser extremamente provável ir às urnas nas próximas eleições europeias, a segunda percentagem mais baixa na União Europeia (UE). Vinte por cento responderam muito provável, 16% moderadamente provável e 49% pouco provável.
Quando somos dos países que mais dependemos da UE, estes números são estranhos. Por isso há que começar uma grande campanha de apelo ao voto para alterar esta tendência.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

25 Setembro 2018

Traição, dizem eles!

25 Setembro 2018

As receitas do IVA

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.