Correio do Minho

Braga, sábado

- +

União Europeia: orçamento aprovado

E no fim poderá ganhar (sempre) a Europa!

União Europeia: orçamento aprovado

Ideias

2019-11-21 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Ao fim de vários dias e de longas horas de conversações e negociações, o orçamento da União Europeia para 2020 foi finalmente aprovado. As três instituições - Parlamento Europeu, Comissão Europeia e Conselho Europeu - chegaram a acordo. O orçamento foi fixado em 168,69 mil milhões de euros em dotações de autorização (fundos que podem ser acordados no âmbito de contratos num determinado exercício) e em 153,57 mil milhões de euros em dotações de pagamento (fundos que serão efectivamente pagos). As alterações climáticas, o emprego, os jovens, a segurança e a solidariedade na União Europeia são as principais prioridades do novo orçamento.

Por exemplo, 21% do orçamento total será canalizado para medidas destinadas a fazer face às alterações climáticas; cerca de metade dos fundos serão utilizados para tornar a nossa economia mais competitiva (com destaque para o facto de grande parte desse valor se destinar a reduzir as disparidades económicas no interior dos Estados-Membros e entre os diferentes Estados-Membros; os jovens beneficiarão de uma série de programas; os agricultores europeus beneficiarão de 58,12 milhões de euros; a segurança e a gestão das migrações continuarão a receber apoios, entre muitos outros pontos.
Um orçamento também importante uma vez que prepara a transição para o próximo ciclo orçamental, já que será o sétimo e último do actual ciclo orçamental de longo prazo da União Europeia (2014/2020). É também o último negociado pela Comissão Juncker que está de saída...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

14 Dezembro 2019

Neutralidade Carbónica 2050

14 Dezembro 2019

Coisas que se vão sabendo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.