Correio do Minho

Braga,

- +

Vacina da Gripe: Porquê, para quem e quando

Quando há perigo, avançam os bombeiros

Vacina da Gripe: Porquê, para quem e quando

Escreve quem sabe

2020-10-06 às 06h00

Cátia da Silva Teixeira Cátia da Silva Teixeira

Causada pelo vírus Influenza, a gripe é "uma doença contagiosa que, por norma, cura espontaneamente”, havendo uma forte tendência para o maior número de casos durante o Inverno. Trata-se de uma doente eficazmente prevenida através da vacinação.
A vacina da gripe faz com que o nosso corpo desenvolva anticorpos cerca de duas semanas após a sua administração. Estes anticorpos protegem-nos contra os vírus presentes na vacina do ano em causa, os vírus que serão os mais comuns nesse ano, durante a época da gripe. Dessa forma, como os vírus modificam todos os anos, as características das vacinas também são mudadas.
Mas afinal, quem deve fazer a vacina? Segundo a DGS, a vacinação contra a gripe está fortemente recomendada a indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas e profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Como adquirir a vacina da gripe? Nos centros de saúde, a vacina da gripe é administrada sem qualquer custo a idosos, residentes ou internados em instituições e a doentes crónicos, nomeadamente diabéticos.
Quando se deve ser vacinado? O período de vacinação inicia em outubro e idealmente todos os grupos de risco devem ser vacinados até ao final do ano.
Mesmo após a vacinação é possível ter gripe? Sim, embora dependa do estado de saúde da pessoa e sobretudo se os vírus presentes desse ano não coincidam com o vírus dessa época de gripe. Contido a manifestação da doença não deverá ser tão grave como se tivesse sido vacinado.

Existe também a ideia errada de que podemos "apanhar" gripe através da vacina. O que pode acontecer é o desenvolvimento de alguns efeitos que "imitam" os sintomas da gripe ou constipação, nomeadamente inchaço ou dor na zona onde foi administrada a vacina, náuseas e febre ligeira.
Quem não deve ser vacinado contra a gripe? Indivíduos que apresentaram uma reação alérgica grave à vacina ou que apresentam alergia ao ovo.
Informe-se junto do seu médico assistente se deve ser vacinado e onde pode ser administrada a vacina. Para mais informações consulte o site da DGS ou a linha SNS24: 808 24 24 24.
Não se esqueça: A prevenção é o melhor remédio!

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

24 Janeiro 2021

O hospedeiro e o parasita

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho