Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Viajar faz sentido

O que nos distingue

Conta o Leitor

2015-08-05 às 06h00

Escritor

Ramon Gerardo Suarez

Ana meu amor,
Quero viajar, preciso viajar, preciso conhecer o mundo, existe um mundo antigo enterrado num mundo novo, esse mundo novo que a internet mostra mas que apenas o mundo antigo vale a pena conhecer, investir e aprender com ele, vale a pena descobrir esse mundo para nos descobrirmos a nós próprios!
Vamos pegar na mochila e seguir caminho, vamos partir cheios de aventuras inimagináveis no pensamento que certamente surgirão, com confiança e desapego ao que deixamos para trás, pois temos a certeza que ainda cá estarão no nosso regresso, existem novas culturas, pessoas interessantes e apaixonantes por aí espalhadas, locais que ainda sobrevivem ao tempo e à mão humana fugindo daqueles lugares clichê que o turista segue pelo guia do Lonely Planet e muitos deles idênticos aos que existem no nosso país! Vem comigo Ana e partilha comigo todos os momentos, todas as emoções e felicidade!
Eu já viajei para alguns países, todos eles europeus, adorei cada um deles pelas coisas que tinha de diferente de todos os outros países, pelas suas coisas únicas, e quando digo coisas refiro-me às pessoas, aos edifícios centenários, aos seus costumes e eventos culturais e tradicionais, e até mesmo aldeias e locais com marcas da guerra!
O que vi foi muito pouco em relação ao que existe por esse mundo fora mas cada experiência de viagem que tive deu-me ainda mais vontade de continuar a explorar o mundo, até porque penso sempre que o melhor ainda está para vir, independentemente das boas memórias que tenho e guardo, penso sempre que melhores momentos virão, pessoas diferentes e cativantes, lugares impressionantes, assim como também mais e melhores aventuras! Quero mais e mais e mais! Quero ter aquele sentimento de liberdade, de ter um sorriso rasgado no rosto de tanta alegria que sentes, da emoção de conhecer gente extraordinária e chorar no momento da despedida, de ajudar alguém que não conhecemos e sermos também ajudados por um estranho, como apenas aquele euro que nos falta para apanhar o comboio rumo à próxima cidade, comer e beber algo tradicional ou iguaria daquela localidade onde estamos e sentir que podemos morrer naquele momento pois morreriamos felizes e satisfeitos, apaixonar-me pela gente daquela cidade que se parece tão diferente da gente da nossa terra, quero ter todos estes sentimentos de gente livre e feliz!
Isto faz-me dar valor à minha vida e dar valor ao que possuo ou que já tive! Penso como sou parvo por vezes por ficar triste ou stressado com o trabalho ou outras coisas banais quando nunca me faltou nada, uma família para amar, comida, sítio onde dormir, nem sequer roupa para vestir! Viajar ajuda-me diariamente a agradecer pelo que tenho e que apenas basta ter saúde para ser feliz!
Mesmo que sejas daqueles que detestam viajar e só querem ficar no seu cantinho sossegado, faz um esforço e vai viajar, vai ver com os teus próprios olhos, vai sentir e saborear outras culturas, locais e pessoas extasiantes, vai explorar e aventurar-te sem medos pois se não gostares tens sempre a opção de regressar a casa!
Vais te surpreender com o que vais encontrar, e por muito que já tenhas viajado vais continuar a ser surpreendido, pode não ser tao surpreendente como da ultima vez mas será certamente diferente. A tua cultura aumentará, a tua visão sobre as coisas de vida aprimorar-se-á um pouco mais e a tua inteligência emocional será a que mais ganhará com as tuas viagens, pois tu és o centro do teu próprio universo e tudo girará em torno de ti e sentirás que houve uma pequena evolução dentro de ti que apenas tu saberás explicar! Aquelas conversas interessantes que temos com algum amigo vão desenrolar-se e transformar-se-ão em histórias infinitas que nunca haverá tempo de contá-las até ao fim e até os nossos netos nos vão agradecer se tivermos boas histórias para contar!
Sei que falar é fácil, dizer para viajar e ires conhecer o mundo enquanto és vivo não custa nada, mas tu certamente sabes que é mais fácil do que pensas! Basta queres! E não é preciso teres muito dinheiro para viajar, basta planeares um pouco e pesquisares na internet que rapidamente encontrarás dezenas de bons blogs onde falam em diversas formas de viajar, por onde começar, o que fazer, o que podes encontrar nos destinos que tens mais curiosidade em conhecer, enfim, de tudo um pouco! Mas lembra-te, seja qual for a forma que escolheres para viajar o importante é ir! Vai e volta mais rico, não com dinheiro nos bolsos mas com sentimentos e emoções vividas!

Deixa o teu comentário

Últimas Conta o Leitor

31 Agosto 2018

Ingratidão

30 Agosto 2018

Humanum Amare Est

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.