Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Vigo: cada vez mais turistas

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2017-08-03 às 06h00

Paulo Monteiro

Apesar das ilhas galegas estarem na moda, é também certo que o turismo na Galiza e concretamente em Vigo tem aumentado nos últimos tempos. Para já, este ano bateram todos os recordes desde que se conhecem resultados (2005 é ano em que são conhecidos os primeiros dados do Instituto Nacional de Estatística). O número de turistas estrangeiros aumentou e está cada vez mais perto de Santiago de Compostela e da Corunha na procura turística. Só em Junho as unidades hoteleiras tiveram um aumento de 40% e Vigo recebeu mais de 68 mil dormidas, cerca de 14 mil de estrangeiros que visitaram a cidade e as suas ilhas.

Uma das principais razões deste aumento está, para além da segurança no facto do ‘Peinador’ (Aeroporto de Vigo) receber cada vez mais voos e ter, nesta altura, oito rotas internacionais. Só no ano passado recebeu perto de um milhão de passageiros e o turismo multiplicou-se depois da chegada dos voos da Ryanair. Um sinal de vitalidade e mais uma prova de que tendo um bom aeroporto, companhias low-cost e voos internacionais o aumento turistico é uma realidade. Uma realidade que o Porto também adquiriu mas que muito se perdeu com a centralização, em termos de TAP, em Lisboa. E que agora precisa de se cuidar para não começar a ter concorrência de outros aeroportos vizinhos. Por isso era bom, também, que o famoso Celta, que liga o Porto a Vigo estivesse a funcionar a 100% com a nova linha, maior rapidez e pronto a levar mais turistas para a Galiza, mas sempre passando por Portugal.

São destas sinergias que gostamos. E se o Minho visita muito a Galiza, também a Galiza visita o Minho. É, mais uma vez a euro-região a funcionar em pleno.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.