A culpa
Ideias
2019-04-23 às 06h00
Valados de Melgaço Reserva Alvarinho 2017’, ‘Encosta dos Castelos Alvarinho 2018’, Dom Ponciano Colheita Seleccionada Alvarinho 2013’, Vinha Antiga Escolha Alvarinho 2017’, ‘Portal do Fidalgo Alvarinho 2018’... sabe o que estes cinco vinhos verdes têm em comum? Foram eleitos os ‘Best of’ de 2019, numa cerimónia realizada na passada quinta- -feira na Alfândega do Porto, numa sala lotada, recheada de satisfação e com muita expectativa positiva para o futuro. Não me canso de dizer que o vinho verde está em alta, em expansão e a representar excelentemente um território que ainda tem muito para dar. O Minho sem o vinho verde não era a mesma coisa...
A vitalidade é incrível. A qualidade dos verdes e das suas castas é soberba e o nível das marcas e dos novos ‘sabores’ que aparecem são demonstrativos de que cada vez mais o segmento da frescura vence em qualquer parte do mundo e em qualquer dia do ano... A frescura sente-se no paladar, agora o ano inteiro e as suas cores mudam como mudam as estações mas o néctar mantém-se presente, activo e sempre fresco...
E exemplo disso mesmo foram os 220 vinhos distinguidos na gala deste ano e que surpreenderam. Os néctares e paladares apareceram com toda a frescura e castas cada vez mais aprimoradas... elegantes: arinto, avesso, loureiro e alvarinho têm cada vez mais qualidade, bem como os rosados. Uma palavra grande, enorme, para os atributos dos espumantes, prontos a fazer concorrência com qualquer outra região. Como dizia Manuel Pinheiro, pre- sidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, “a região está pronta para o futuro”. E acrescento: e pronta a fazer ‘estragos’ pelos quatro cantos do mundo!
19 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário