Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Violência contra idosos

Transparência na gestão da coisa pública

Violência contra idosos

Ideias

2019-03-06 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Se abrirmos a página da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), vemos todos os tipos de violência praticada contra as pessoas idosas que pode ter várias formas e implicar a prática de vários crimes. Vale a pena uma leitura calma deste site pois existe matéria muito interessante e que interessa a todos nós.
Tudo isto a propósito do livro lançado a semana passada com o título ‘Maus-Tratos a Pessoas Idosas’, tal como outros tipo de violência, os maus tratos e a violência contra pessoas idosas são fenómenos que vivem do silêncio e existem nas famílias como nas instituições e sobre os quais surge agora este livro para melhor detectar, prevenir e combater estes casos. Em entrevista à Lusa, um dos coordenadores do livro referiu que a obra pretende ser, não só um manual que consciencialize e sensibilize para este problema, mas também que ajude a sinalizar e a intervir nas mais variadas áreas.

De acordo com Mauro Paulino, os maus tratos contra os idosos são fenómenos que vivem do silêncio, “à semelhança do que acontece com outras manifestações de violência”. Mauro Paulino apontou que a violência institucional contra os idosos pode traduzir-se na precariedade da assistência, medicação excessiva para os idosos estarem menos activos e darem menos trabalho, desnutrição, desidratação, falta de higiene ou mesmo situações de idosos amarrados a camas. Por oposição, a violência familiar tem uma expressão mais individualizada, tanto da parte da vítima, como do agressor.
Um livro que vale a pena, também, uma leitura cuidada já que se trata de um tema mais do que actual e com números (falarei disso um dia destes) que impressionam...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho