Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Voltados para o mar!

A saia comprida

Voz às Escolas

2014-12-10 às 06h00

Manuel Vitorino Manuel Vitorino

Com pompa e circunstância, decorreu no pretérito 15 de novembro, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, a cerimónia de lançamento oficial dos Centros de Formação Desportiva (CFDs) do Desporto Escolar 2014/15.
Em véspera do Dia Nacional do Mar, o evento serviu para enfatizar a importância dos CFDs enquanto polos de desenvolvimento desportivo, de modalidades com especificidades técnicas e condições especiais em termos de recursos para os treinos e competições, com prioridade para as atividades náuticas.

A formação de praticantes nestas modalidades desportivas está em sintonia com o objectivo primordial do desporto escolar, que é o de contribuir para o sucesso educativo dos alunos, assim como para o sucesso da estratégia nacional para o Mar 2013-2020 e para o desenvolvimento das modalidades desportivas náuticas.
Neste enquadramento, o Centro de Formação Desportiva de Surf do Agrupamento de Escolas de Monserrate vem acrescentar valor à oferta já diversificada do seu clube de desporto escolar, valorizando o mar como recurso educativo e desportivo.

Este CFD proporciona aos nossos alunos (e de outros agrupamentos que o solicitem) o acesso a uma modalidade, que há três décadas atrás os media associavam a marginais e, que hoje, merece estatuto glamoroso, conotado com aventura e um estilo de vida saudável mas que tem estado acessível a uma elite. Por isso, constitui uma oportunidade educativa verdadeiramente inclusiva para um público heterogéneo, proveniente de um território alargado, como é o universo dos nossos alunos.

Fomentar a prática desportiva do surf, tendencialmente, permitirá aumentar o número de praticantes regulares e melhorar o desempenho desportivo dos alunos/atletas, passando da iniciação e orientação desportiva para atividades que favoreçam o aperfeiçoamento e a especialização destes alunos, por exemplo, nos estágios de formação desportiva especializada a promover durante as interrupções letivas.

O sucesso deste CFD passa também pelo aprofundamento da parceria com o Surf Clube de Viana, entidade que gere o Centro de Alto Rendimento de Surf, situado no Cabedelo. Esta infraestrutura constitui um dos quatro centros náuticos promovidos pelo Município de Viana do Castelo, que é outro parceiro fundamental deste Agrupamento.

Foi assim que no ano letivo anterior, em parceria com a Câmara Municipal, o Viana Remadores do Lima e o Clube de Vela de Viana, fomos precursores na introdução das modalidades náuticas do remo e da vela na componente curricular da disciplina de educação física, dos alunos do 5.º e 6.º anos, proporcionando também o acesso a estas modalidades aos alunos do ensino secundário no âmbito do desporto escolar.

Começámos com cerca de 250 alunos nestas modalidades e este ano, ao nível do 1.º ciclo do ensino básico, a aposta está direcionada para a natação, com 223 crianças dos 3.º e 4.º anos a praticar esta modalidade, cuja aprendizagem é fundamental para as restantes atividades náuticas.

Estas iniciativas, mostram que em conjunto, rentabilizamos sinergias e contribuimos para a educação das novas gerações, criando-lhes o gosto pelos recursos do território que habitam, para que no futuro, como cidadãos ou decisores, passemos da retórica à prática e, como nação e vianenses, vivamos voltados para o mar!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

29 Junho 2020

Ikigai

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho