SAD do FC Famalicão apresenta encaixe financeiro de 20,5 milhões de euros
2024-08-06 às 06h00
Foi inaugurada, ontem, a 2.ª fase da requalificação do Parque das Termas, num momento de celebração da liberdade nacional e administrativa de Vizela. Esta é a maior intervenção de sempre no “pulmão” do concelho vizelense.
Vizela inaugurou, ao final da tarde de ontem, a 2.ª fase da requalificação daquele que é considerado o “pulmão” do concelho vizelense. O Parque das Termas tem sido alvo da maior intervenção de sempre desde a sua criação há mais de 100 anos. Esta 2.ª fase resulta de um investimento de cerca de um milhão de euros e fica marcada como um momento de celebração da liberdade nacional e do concelho, com a execução da Praceta 25 de Abril, a qual foi inaugurada no dia em que Vizela celebrou os 42 anos do 5 de Agosto de 1982.
Um dia verdadeiramente inesquecível na história do concelho. O 5 de Agosto de 1982 continua bem vincado na memória dos vizelenses, sendo recordado como a “revolução popular” pela independência administrativa de Vizela.
Foi neste ambiente de celebração da liberdade que o Município de Vizela inaugurou a 2.ª fase da requalificação Parque das Termas. A intervenção do Parque das Termas surge como um projecto ambicioso e global, levado a cabo numa numa parceria entre a Câmara Municipal de Vizela e a União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João e executado em três fases, devendo ser concluído até 2025.
Na sua intervenção, o presidente da câmara, Victor Hugo Salgado, sublinhou que o dia de ontem afirmou-se como uma verdadeira celebração da democracia e da liberdade. “Com a inauguração da Praceta 25 de Abril assinalamos os 50 anos do 25 de Abril, e a este momento associamos o nosso 5 de Agosto de 1982. Duas datas que criam a simbiose perfeita, lembrando a nossa história nacional e a história do nosso concelho. Hoje lembramos o passado, para que possamos perceber o presente e pensar o futuro que queremos construir”, disse.
Neste momento de reflexão, Victor Hugo Salgado lembrou também as prioridades que assumiu quando tomou posse como presidente do Município de Vizela em 2017, altura em que encontrou “o caos e uma dívida gigantesca”. “Definimos priorida- des para fazer frente à realidade que encontramos, trabalhamos questões que consideramos urgentes de modo a promover uma mudança de paradigma que hoje é visível”, assumiu.
Referindo mais de uma centena de obras executadas desde então, Victor Hugo Salgado especificou o projecto ambicioso realizado no Parque das Termas, “o maior intervenção de sempre no pulmão do concelho”.
O presidente deixou um convite dirigido “a todos os vizelenses, especialmente os mais cépticos: venham ver, venham sentir este espaço que é hoje um paraíso verde no coração da cidade. Tudo o que fazemos é no sentido de devolver Vizela e aos vizelenses”, garantiu.
No momento inaugural participaou também o presidente da UF de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João, José Armando Branco, que considerou esta intervenção no Parque das Termas como um “sinal de grandeza e coragem”, mostrando-se “honrado pelo Parque das Termas ter hoje um espaço de homenagem à liberdade”.
Entre os presentes esteve ainda João Manuel Couto, do Movimento ‘A Pesada’, que lembrou o inesquecível 5 de Agosto de 1982 e os protagonistas desta revolta popular, que resultou de “uma grande união entre os vizelenses”. “Valeu a pena”, disse.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário