Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
20 anos de Desporto Escolar nas comemorações do aniversário da UMinho
Vila Praia de Âncora assinala centenário

20 anos de Desporto Escolar nas comemorações do aniversário da UMinho

Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

20 anos de Desporto Escolar nas comemorações do aniversário da UMinho

Desporto

2019-02-22 às 18h18

Redacção Redacção

Evento trouxe à Academia cerca de 600 estudantes de várias escolas do Ensino Básico e Secundário do distrito de Braga.?

Citação

Inseridos nas comemorações do Aniversário da Universidade do Minho (UMinho), o Pavilhão Desportivo Universitário do Campus de Gualtar, em Braga, foi palco da 20.ª edição dos Torneios de Desporto Escolar que trouxeram à Academia cerca de 600 estudantes de várias escolas do Ensino Básico e Secundário do distrito de Braga que competiram nas modalidades de Basquetebol 3×3, Badminton e Voleibol.
?Decorrido nos dias 20 e 21 de fevereiro, o evento desportivo é uma parceria entre a UMinho, através dos Serviços de Acção Social (SASUM), e o Desporto Escolar (Coordenação de Braga), sendo que este ano a iniciativa contou com o apoio da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) que ofereceu os prémios aos participantes (kits de material desportivo para apoio ao desenvolvimento das modalidades ao longo do ano).
?Dar a conhecer a Universidade às comunidades das escolas do Ensino Básico e Secundário do distrito de Braga, promover o convívio através da prática desportiva e potenciar a formação integral dos alunos são os objetivos do evento. Para Carlos Dias, coordenador da atividade da parte do Desporto Escolar, o sentido é “mobilizar as escolas de forma a criar na UMinho um polo de interesse futuro para os seus estudantes, mostrar a Universidade associando a qualidade do ensino à prática de atividade desportiva de qualidade”. Segundo este, “os objetivos foram cumpridos” realçando que durante estes dois dias “os alunos tiveram a oportunidade de fazer desporto, competir com outras escolas, conhecer as condições e valências que a Universidade tem para lhes oferecer”, salientando que “correu muito bem”.
?Carlos Videira, responsável pelo desporto na UMinho refere que “a iniciativa se insere no nosso objetivo de estreitar laços entre o Desporto Escolar e o Desporto Universitário, de forma a combater a quebra de atividade física que, muitas vezes, se verifica nesta transição”.
?Em competição nas várias modalidades estiveram mais de 600 estudantes. O primeiro dia foi dedicado ao Basquetebol 3×3 que contou com a participação de 26 escolas, 125 equipas, 500 alunos e 40 professores, onde foram disputados 203 jogos.
 
No segundo dia decorreram as competições de Badminton, que contou com a participação de 32 alunos, provenientes de cinco escolas, e de Voleibol onde estiveram envolvidas cinco equipas, 75 alunas e realizaram-se 10 jogos.
?Os participantes mostraram-se muito satisfeitos com a atividade. “Gostei muito de participar no torneio, gostei muito da Universidade e das instalações desportivas”, afirmou Teresa Cardoso, atleta de voleibol da Escola Camilo Castelo Branco (Famalicão). Partilhando da mesma opinião, Helena Ferreira referiu que já tinha participado na edição anterior e que este ano voltou. “Gosto sempre de participar neste torneio, conhecer outras equipas, outras pessoas, fazer amigos fora do ambiente da nossa Escola, promove-se a união da equipa e é sempre mais um bom treino que fazemos.” Para além disso, a atleta de voleibol da Escola Secundária Carlos Amarante garantiu que “a comida na cantina é muito boa, as instalações desportivas são excelentes e a Universidade tem todas as condições para a prática de desporto de alto nível”, disse.
?Este foi um momento para estes jovens saírem do seu espaço habitual, competirem e se divertirem em ambiente universitário. Carlos Videira nota que esta “é uma iniciativa muito importante, durante a qual centenas de jovens estudantes do Ensino Básico e Secundário conhecem o Campus de Gualtar, utilizam as nossas instalações e praticam desporto entre si”, patenteando que estes “são potenciais estudantes da nossa Universidade a quem queremos proporcionar uma boa experiência através da atividade física, incentivando-os para que continuem a apostar nas duas vertentes: a vertente académica e a vertente desportiva”.??Apesar de os intervenientes assumirem que o importante é participar, divertirem-se, conhecer novos colegas e as instalações da UMinho, a competição é sempre levada muito a sério pelos estudantes/atletas que querem levar o título de vencedores do torneio para a sua escola.
?Assim, para além do momento que se saldou, sobretudo, pelo convívio saudável, a classificação final acaba por ser uns dos aspetos a reter, até por todos gostam de ganhar.??Classificação nas várias modalidades:
 
Voleibol Feminino:
1º AE Alberto Sampaio
2º AE Maximinos
3º AE Carlos Amarante
4º AE Camilo Castelo Branco
5º Colégio João Paulo II
?Badminton:?Feminino
1º Raquel Príncipe, ES D. Maria II – Braga
2º Débora Sá, ES Camilo Castelo Branco
3º Joana Faria, EB André Soares
 
Masculino?1º Leonardo Viseu, ES Camilo Castelo Branco
2º Tomás Gomes, ES Camilo Castelo Branco
3º Tiago Araújo, ES Camilo Castelo Branco
?O Basquetebol foi a modalidade com mais equipas e mais atletas em prova. Nesta prova a classificação vai contar para o apuramento (juntamente com outras provas) para o Encontro Regional, que se realizará em Viana do Castelo.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho