Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
23 Entidades locais reforçam rede de parceiros da Braga Voluntária
Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude chegam a Barcelos

23 Entidades locais reforçam rede de parceiros da Braga Voluntária

Melgaço acolhe quarta edição da prova internacional BTT XCO

23 Entidades locais reforçam rede de parceiros da Braga Voluntária

Braga

2022-12-07 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

A Estrutura Municipal de Voluntariado promoveu, ontem, a segunda ronda de assinaturas de acordos de cooperação. A Braga Voluntária conta agora com mais 23 novos parceiros.

Citação

A Braga Voluntária, Estrutura Municipal de Voluntariado, alargou ontem a sua rede de parceiros com a assinatura de protocolos de colaboração com mais 23 entidades locais. O que se pretende é “capacitar todos aqueles que connosco querem trabalhar em prol do voluntariado”, garantiu Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara de Braga.
Esta foi a segunda ronda de assinaturas de acordos de cooperação que a Braga Voluntária efectuou no sentido de alargar a sua rede de parcerias. O acordo de cooperação visa, ainda, “definir as responsabilidades de cada uma das partes no âmbito da gestão do voluntariado, disponibilizando-se a Braga Voluntária, entre outras, a apoiar a criação de oportunidades de voluntariado que promovam uma participação activa dos cidadãos”.
A cerimónia teve lugar, ao final da tarde de ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Sameiro Araújo referiu que esta rede se tem vindo a alargar, “e com certeza no futuro serão celebrados mais protocolos de cooperação”. “A cidade, o país, todos nós estamos a passar por momentos complicados e daí o voluntariado, que sempre foi importante, reveste-se hoje de uma ainda maior importância”, desta- cou a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga.
O Dia Internacional do Voluntariado foi celebrado no passado dia 5 de Dezembro, sendo que o Município de Braga considerou que a assinatura destes protocolos veio também assinalar a data.
Os princípios do voluntariado foram recordados no dia de ontem pelo Município de Braga, que salientou que “o voluntariado melhora a qualidade de vida das comunidades”, e “no voluntariado todos ganham”.
As entidades que assinaram o acordo foram: Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros (ACRC); Associação de Defesa do Idoso e Crianças de Arentim (ADICA); Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho (AEDUM); AFUM - Associação dos Funcionários da Universidade do Minho; AIESEC; APAV Braga - Associação de Apoio à Vítima; APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental; Associação Centro Social e Cultural de Ferreiros; Associação Juvenil Jovens em Caminhada; Associação para o Desenvolvimento MEERU - Abrir caminho; Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva; Cáritas Arquidiocesana de Braga; Centro Cultural e Social de Santo Adrião; Centro Social da Paróquia de Ferreiros - Grupo de Voluntariado Dádiva; CERCI Braga; Fundo Social e Cultural dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Braga e Empresas Municipais; Grupo 75 - Braga Associação dos Escoteiros de Portugal; Junta de Freguesia de Sequeira; Lions Club de Braga; MUSA - Associação Artística e de Intervenção Social; Pais em Rede - Centro de Apoio à Vida Independente de Braga; Rede Bibliotecas Escolares; TEM - Associação Todos com a Esclerose Múltipla.
De referir que a ‘Braga Voluntária’ é uma estrutura de proximidade, de âmbito concelhio, de promoção e desenvolvimento do voluntariado, em cooperação com as organizações promotoras de acções de voluntariado e que interage com os diferentes actores e agentes locais, disponibilizando informação, formação e apoios diversos às organizações e voluntários.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho