Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
A’art-VEZ 2019 celebra obra e tempo de Teixeira de Queiroz
Comissão aprova calendário de plano municipal contra incêndios

A’art-VEZ 2019 celebra obra e tempo de Teixeira de Queiroz

Dança e canções tradicionais levam professoras do Agrupamento de Escolas de Maximinos à Bulgária

A’art-VEZ 2019 celebra obra e tempo de Teixeira de Queiroz

Alto Minho

2019-11-12 às 21h38

Redacção Redacção

A presente edição da D’Art-Vez é pois uma oportunidade para todos nós, 100 anos depois de Teixeira de Queiroz, continuarmos a marcar o concelho e o país, celebrando a Arte e a Cultura.

No ano em que Arcos de Valdevez celebra a memória de um dos seus mais eminentes vultos culturais, o escritor Francisco Teixeira de Queiroz, a D’Art-Vez assume também essa celebração, como foco principal de influência e reflexão de cerca de uma centena de artistas que integram esta edição 2019 da bienal de arte arcuense.

Embora fosse médico, Teixeira de Queiroz revelou uma enorme sensibilidade literária, que, curiosamente, tinha na pintura uma fonte inspiradora e norteadora do seu trabalho criativo. Foi um homem atento ao seu Tempo, à Cultura, à Identidade do seu País e à da sua terra natal, Arcos de Valdevez, elementos que agora servem de mote e inspiração à seleção artística da Bienal.

Através de um programa alargado e dedicado a vários públicos, o Município assinalou neste ano de 2019 o centenário da morte do escritor com diversos eventos, entre os quais a presente edição da D’Art-Vez, que na sua dinâmica cultural celebra a Arte como destino final da essência humana, da identidade coletiva e da criatividade.

Este ano, a mostra ganha um novo momento na sua dinâmica, desta feita de verdadeira descentralização cultural, ao colocar uma parte da coleção expositiva em mais dois espaços do concelho, um em Soajo e outro em Sistelo.

Queremos reconhecer o trabalho, tantas vezes abnegado, mas sempre livre, dos nossos artistas, na verdade “amigos” da causa cultural desta bienal que conta já com uma História longínqua de mais de 30 anos.

PROGRAMA
16 de Novembro
| 21h45Inauguração da “D’ArtVez 2019”, seguida de momentos musicais pelo D’ArtVez EnsembleCasa das Artes

17 de Novembro | 15h00Abertura da exposição “D’ArtVez no Território - Soajo”Casa do Povo de Soajo

23 de Novembro | 22h00Estreia da peça de teatro/musical:“O Grande Homem”, de Teixeira de Queiroz, pelo GTV- Grupo de Teatro do VezAuditório da Casa das Artes7 de Dezembro | 21h30Abertura da exposição “D’ArtVez no Território - Sistelo”, seguida de Momento musical dos alunos do CMDAVSede da Junta de Freguesia de Sistelo
14 de Dezembro | 15h00Apresentação do livro “Barões Assinalados”, da autoria de António Cacho, seguido de apresentação do Roteiro Poético do VezCasa das Artes/Biblioteca Municipal
21 de Dezembro | 15h00 e 21h00Visitas guiadas à D’ArtVez, com participação dos autoresCasa das Artes
21 de Dezembro | 22h00Concerto do coral polifónico “A Cumpagnia” (Córsega)Centro Interpretativo do Barroco
4 de Janeiro | 21h30Grande concerto de Ano Novo da Banda da Sociedade Musical de Arcos de ValdevezAuditório da Casa das Artes
18 de Janeiro | 14h00-18h00Visitas guiadas à D’ArtVez, com participação dos autoresCasa das ArtesVisitas pedagógicas com escolas

NOTA: Visitas pedagógicas para Público escolar durante dias da semana, mediante prévia marcação/organização.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.