Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
“A força das mulheres do Norte” numa instituição que é exemplo
Merelinense FC Um grande bracarense

“A força das mulheres do Norte” numa instituição que é exemplo

Cursos técnicos: IPCA pede colaboração das empresas para contratar docentes

“A força das mulheres do Norte” numa instituição que é exemplo

Economia

2022-08-01 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos tem duas mulheres na liderança.Dora Simões preside à direcção, Celestre Patrocínio ao Conselho Geral.

Citação

Nos próximos três anos, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes ( CVRVV) tem uma liderança duplamente feminina. Com Dora Simões a presidente da direcção, Celeste do Patrocínio assume a presidência do conselho geral, tendo estana tomada de posse, invocado “a força das mulheres do Norte” para o cumprimento de um mandato num novo enquadramento jurídico que acabou com a acumulação na mesma pessoa dos dois cargos.
A presidente do conselho geral relevou o desafio da sustentabilidade que recai sobre o sector do vinho, defendendo que este tem de se ligar mais às instituições de ensino superior.
Celeste Patrocínio afirmou que a Estação Vitivinícola Amândio Galhano, no concelho de Arcos de Valdevez, tem de retomar o papel que já teve ao nível da investigação neste sector, contribuindo assim para “a valorização do produto final”.
A Estação Vitivinícola Amândio Galhano é um centro de experimentação e investigação criado pela CVRVV no ano de 1984.
Presente na tomada de posse dos novos órgãos sociais da CVRVV, o presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), Eduardo Gouveia, destacou “a modernidade de um organismo de certificação e controlo que é um exemplo no combate à fraude”, o qual deve ser seguido por comissões congéneres.
“O combate à fraude vai ser, cada vez mais, um imperativo”, considerou este responsável.
O presidente do IVV alertou, por outro lado, os operadores para a política de defesa do consumidor seguida pela União Europeia que pode condicionar o posicionamento e a comunicação do sector do vinho.
Também para Eduardo Gouveia, “a sustentabilidade é um desafio extraordinário de longo prazo” para a região vinícola “que maior número de autorizações de plantio de vinha tem conseguido” nos últimos anos.
A Região dos Vinhos Verdes abrange 48 concelhos do Noroeste de Portugal, onde estão ocupados 16 mil hectares de vinha e onde operam 370 engarrafadores de marca própria.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho