Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Abertura do Ano Escutista da região de Viana do Castelo
Mialgia deixa Dyego Sousa de fora no regresso aos trabalhos

Abertura do Ano Escutista da região de Viana do Castelo

Câmara de Braga reafirma alienação da Confiança

Alto Minho

2018-10-16 às 22h52

Redacção

Castelo do Neiva acolheu cerca de 1300 escuteiros que participaram na Abertura do Ano Escutista 2018/2019 da regia?o de Viana do Castelo.

Castelo do Neiva a acolheu cerca de 1300 escuteiros que participaram na Abertura do Ano escutista 2018/2019 da região de Viana do Castelo.
Esta é a actividade que marca o início de um novo ano de actividades da região, cujo tema integrador é “Amar”, tendo como figura inspiradora Santo Inácio de Loyola, uma figura de grande relevo na história da Igreja Católica, não só por ser o fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas), mas sobretudo, pelo seu singular percurso humano e crente.

Durante todo o dia, os escuteiros tiveram oportunidade de vivenciar o tema proposto para o novo ano, a partir de um conjunto de actividades diversificadas, de acordo com o Programa Educativo da respectiva secção. Para os mais jovens, os Lobitos (dos 6 aos 10 anos de idade), a Equipa de Actividades preparou um conjunto de jogos, tendo por base a recriação do caminho percorrido por Inácio de Loyola na sua incessante “busca por Deus”. A II e III Secções – Exploradores e Pioneiros, partiram à descoberta de vários percursos pela freguesia de Castelo do Neiva, intercalados com um vasto conjunto de jogos e tarefas. A IV Secção – Caminheiros, foram desafiados a percorrer parte do Caminho Português da Costa – Caminhos de Santiago, desenvolvendo um conjunto de tarefas preparadas para esta Actividade Escutista.

Todo o contingente regional juntou-se depois para a Cerimónia Oficial da Abertura do Ano Escutista, antecedida pelo já habitual Sarau Escutista, o jantar-convívio partilhado por todos os 25 Agrupamentos presentes. Na cerimónia protocolar desta actividade, o Chefe Regional de Viana do Castelo, Manuel Vitorino desejou a todos os escuteiros e agrupamentos da região, um ano cheio de grandes actividades, agradecendo o empenho e a dedicação de todos os dirigentes e equipas que, ao longo dos anos, permitem a realização destas grandes actividades Escutistas.

Em ano do 40.º aniversário da sua fundação, o Chefe do Agrupamento local - 537 de Castelo do Neiva, José Figueiredo, agradeceu a presença de todos os escuteiros e entidades, congratulando-se pela vivacidade e legado reconhecido a este Agrupamento. Esta cerimónia protocolar contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia do Castelo do Neiva, Paulo Torres, da Vereadora para a Coesa?o Social, Juventude, Voluntariado e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges, e do pároco da freguesia de Castelo do Neiva, Pe. Xavier Moreira, com palavras de apreço e incentivo a todos os presentes.

A Abertura do Ano Escutista é uma iniciativa promovida pela Junta Regional de Viana do Castelo em colaboração com o Agrupamento de Castelo do Neiva e contou com o apoio da junta de freguesia local, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (Programa PAJ).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.